Prefeitura recebe doação de próteses mamárias para atender mulheres que passaram por mastectomia

Publicada em 01/08/2023 às 18:37
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Hospital Municipal São José - HMSJ

O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin receberam nesta terça-feira (1°), a doação de 16 próteses mamárias doadas pelo Rotary Club de Joinville Leste. As próteses têm perfis e volumes diferentes.

Os materiais serão usados em cirurgias de mulheres que realizaram mastectomia, que é a retirada da mama durante o tratamento do câncer.

“Essa doação chega em um momento muito importante para que possamos retomar essas cirurgias em Joinville. Enquanto os procedimentos são realizados com essas próteses, estamos dando continuidade em dois processos de compra. Um deles por meio de licitação e outro de compra direta. Apesar do esforço da Prefeitura em lançar processos licitatórios, os últimos não tiveram interessados em fornecer os materiais”, explica a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

Além da secretária, o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege Junior, participou da entrega das próteses e levou as doações para o hospital onde serão realizadas as cirurgias.

“A equipe médica vai avaliar as primeiras mulheres que estão na fila e se elas estão aptas, de acordo com critérios técnicos, para receberem as próteses. Conforme forem feitas as liberações médicas, as cirurgias serão agendadas e realizadas”, pontua Arnoldo.

As próteses foram adquiridas pelo Rotary Club de Joinville Leste que fez a arrecadação financeira junto de empresários e da sociedade civil.

“No ano passado nós percebemos a necessidade de atender essas mulheres que haviam feito a mastectomia e nos sensibilizamos com a dificuldade da Prefeitura em adquirir. O Rotary comprou as próteses da empresa Symatese Latam que fez um valor diferenciado e contou com a ajuda de diversas mãos na realização do projeto. A essência do Rotary é isso, a ajuda humanitária e social em viabilizar questões sensíveis à sociedade”, explica André Felipe Benazzi, que era presidente do Rotary Club de Joinville Leste quando o projeto iniciou.