Prefeitura realiza vídeo inspeção nas galerias do rio Mathias

Publicada em 11/07/2023 às 15:19
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Com a contratação do serviço de vídeo inspeção, realizado pela Prefeitura de Joinville, a equipe técnica da Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está realizando uma verificação detalhada no leito do rio Mathias, observando as condições das galerias.

Na primeira etapa deste trabalho, foi inspecionado o trecho que vai da rua Expedicionário Holz, passando pela região central, até o rio Cachoeira, incluindo o Terminal Central e as praças da Bandeira e Dario Salles.

O trecho passou inspecionado tem aproximadamente 1,3 km. Neste segmento, duas situações atípicas foram verificadas: uma delas resultante de causas naturais e outra por uma intervenção indevida.

Situação 1: Causas naturais

Abaixo do imóvel localizado na esquina das ruas Nove de Março e Dr. João Colin, foi verificado o desmoronamento da parte lateral da galeria. Os proprietários do imóvel, que atualmente está desocupado, foram comunicados da situação.

Por se tratar de uma situação resultante de causas naturais, a Secretaria de Infraestrutura Urbana fará um projeto de recuperação e executará a obra, sem prejuízo aos proprietários do imóvel.

Situação 2: Intervenção indevida

Na rua Visconde de Taunay, em um prédio de três pavimentos que abriga um hotel que está passando por reforma, a inspeção identificou que foi realizada recentemente uma intervenção indevida. Neste trecho, a galeria do rio Mathias passa por baixo do imóvel.

Com a vídeo inspeção, foi possível verificar a construção de uma parede no interior da galeria, bem como uma viga para sustentação e outra para travamento da mesma. Essas intervenções foram realizadas sem a devida autorização da Prefeitura.

Ao manter os entulhos no leito do rio e realizar a construção de uma estrutura inadequada para o local, a vazão do leito do rio foi alterada, aumentando a chance de alagamento na região.

Com base nestes fatos, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente lavraram dois atos de notificação ao proprietário do imóvel, determinando cinco dias para a desobstrução da galeria e 30 dias para que seja apresentado projeto executivo para reforma da galeria.

As equipes técnicas das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura Urbana seguirão acompanhando o caso até que a situação seja restabelecida.