Prefeitura realiza trabalho contínuo de prevenção à dengue nos cemitérios municipais

Publicada em 14/04/2023 às 10:27
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville realiza, nesta semana, o trabalho contínuo de limpeza nos dez cemitérios públicos municipais, com foco na eliminação dos materiais e resíduos que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Meio Ambiente (Sama) é a responsável pela ação.

“Esse tipo de limpeza, voltada à prevenção da dengue, é feita frequentemente nos cemitérios municipais. O diferencial desta para as outras limpezas que ocorrem nesses locais é que esta é específica para eliminar objetos que podem acumular água parada”, explica a gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, Dayane Bento.

A ação ocorre pelo menos uma semana por mês, com maior intensidade após os feriados, quando os cemitérios recebem mais visitantes. Só esta semana, foram retiradas dos 10 cemitérios mais de três toneladas de resíduos que podem se tornar criadouros do mosquito.

Um dos pontos críticos encontrados nos cemitérios são as embalagens plásticas que envolvem alguns vasos de flores. É que o plástico acumula água e serve de criadouro para o mosquito.

O artigo 42 do Decreto 24.623/2015 estabelece as normas sobre flores e ajardinamento nos cemitérios municipais. Segundo o decreto, “as flores depositadas nas sepulturas deverão estar livres de embalagens ou invólucros de qualquer material, que contribuam, de alguma forma, para o acúmulo indevido de água”.

Outra situação de risco são os vasos de flores sem drenagem ou com pratos embaixo. Na ação de limpeza dos cemitérios, também são verificadas as bocas de lobo.

Além do trabalho da Sama, a Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde monitora os cemitérios frequentemente a fim de coibir locais que possam se tornar propícios para o mosquito. Onde não é possível eliminar os objetos, são usados produtos que impedem a proliferação das larvas.