Prefeitura realiza mutirão para limpeza da fiação dos postes da rua Senador Felipe Schmidt

Publicada em 19/09/2023 às 18:21
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura de Joinville, em conjunto com a Celesc, está realizando, na rua Senador Felipe Schmidt, um mutirão com as operadoras da rede de Telecom. Estão sendo retirados dos postes os circuitos antigos que não são mais utilizados.

Antes dos técnicos acessarem a fiação nos postes, a Sama realizou a poda das árvores, na rua, retirando os excessos que estavam invadindo a área da fiação.

Além dessa operação de limpeza, também será definido, nesta terça-feira (19), o modelo padrão de circuitos e compartilhamento de rede de Telecom. O modelo, instalado na rua Senador Felipe Schmidt, será usado para as readequações posteriores em todo o município e para as futuras fiscalizações feitas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sama), Celesc e Seinfra para averiguar situações irregulares da rede de Telecom.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, acompanhou a ação na manhã desta terça. O prefeito informa que desde o início de sua gestão estava sendo procurada uma solução, em conjunto com a Celesc, para realizar a limpeza da fiação dos postes.

“A grande dificuldade é que há casos de abandono das fiações nos postes. Isso gera um problema não só visual como também é um fator de risco para a população. Agora, com a parceria da Celesc, iniciamos essa ação. É um trabalho árduo, já que será preciso identificar o que está em uso ou não e qual é a empresa responsável”, afirma o prefeito.

Sete empresas de Telecom participam do mutirão. Após a limpeza da rede, a rua Senador Felipe Schmidt será o padrão que deverá ser seguido para o restante da cidade. Gradualmente, as demais vias de Joinville também terão os circuitos antigos retirados dos postes.

“Essa é uma medida que visa, em primeiro lugar, regularizar uma situação, para que as empresas assumam sua responsabilidade. E o apoio da Celesc, nesse trabalho, foi fundamental”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

Serviços serão finalizados na quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), algumas empresas vão retornar ao local para a realização de serviços pontuais e finalização da limpeza de excesso de fiação nos postes. O serviço foi interrompido no fim da tarde de terça-feira (19), em razão da chuva.

Esse serviço serviu como um piloto para definir o padrão que deverá ser usado pelas operadoras de Telecom na instalação dos sistemas, a ser utilizado também em outras ruas do município.

“Nós avaliamos como positiva a ação realizada nesta terça-feira. Posteriormente, vamos reunir o Grupo de Trabalho para fazermos as análises necessárias e definição sobre a continuação das ações. Conseguimos remover e arrumar, além de padronizar os circuitos em alguns trechos da rua”, explica Thiago Molina, gerente da Unidade de Iluminação Pública da Seinfra.