Prefeitura realiza formação sobre inclusão para quem trabalha no Natal de Joinville

Publicada em 24/11/2023 às 08:19
Relacionado a:

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Instituto Natal Joinville realizaram nesta quinta-feira (23) uma formação para capacitar quem trabalha no Natal de Joinville quanto à inclusão. A atividade foi na praça Nereu Ramos.

“Nessa capacitação, eles receberam uma sensibilização e também informações sobre as adaptações e serviços que o Natal oferece para promover inclusão e acessibilidade. E também como lidar com as pessoas com deficiência física e intelectual, desde a parte da legislação que eles têm prioridade no atendimento até a questão da humanização”, explica Francine Olsen, diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

Entre os assuntos abordados, a etiqueta aplicada às pessoas com deficiência. “Como lidar, como falar, o que não falar. As nomenclaturas mudaram e precisamos aprender para não errar”, diz Patrícia Medeiros, coordenadora de Assessoria à Acessibilidade da pessoa com deficiência, da Secretaria de Assistência Social, que conduziu parte da capacitação. Os participantes aprenderam que, se possível, devem se colocar na altura da pessoa com cadeira de rodas para falar com ela, não brincar com o cão guia e dirigir-se diretamente à pessoa com deficiência e não ao seu acompanhante.

Participaram da formação de inclusão todos os trabalhadores do Natal, monitores que fazem atendimento, o pessoal da pista de patinação, equipe de segurança, equipe de limpeza, ambulantes, quem trabalha no comércio.

O monitor da pista de patinação, Thiago Fermiano, foi um dos participantes da formação. “Ter essa instrução a mais faz com que a gente se sinta muito mais capacitado para atender a todos sem excluir ninguém. Tem muita coisa que a gente desconhece, como a forma de cumprimentar, como se portar, tem coisas que eu não tinha essa noção e agora eu tenho. É o tipo de educação que a gente não recebe ao longo do tempo e eu estou recebendo agora. É muito bom fazer parte da vida dessas pessoas e torná-la um pouco mais fácil e prazerosa”, diz Thiago.

Natal inclusivo

O Natal de Joinville tem atrações adaptadas para atender pessoas com deficiência, com espaços adaptados para garantir plena acessibilidade em todas as praças e locais do Natal, com rampas de acesso para chegar nas atrações e banheiros acessíveis em diversos pontos do Centro.

“O Natal de Joinville é para todos, especialmente formatado, elaborado e executado para que todos tenham acesso. Desde a localização dele, no Centro de Joinville, um lugar democrático, onde as pessoas conseguem chegar com facilidade”, diz a diretora executiva da Secult.

Pessoas com deficiência também integram a equipe de trabalhadores contratados para trabalhar no Natal, recepcionando, informando e trazendo inclusão.

No Ginásio Abel Schulz tem uma sala para acolhimento e descanso para pessoas com deficiência e seus familiares. Ali, eles encontram orientação, cadeiras, colchões, fraldas, trocador, água, entre outros itens.

É nessa sala, da parte de fora do ginásio logo na entrada, que as pessoas com deficiência ganham uma fita de identificação para ter prioridade nas atrações.

Para que as pessoas com deficiência visual possam aproveitar todas as atrações, estão sendo preparados audiodescrições dos espaços. É uma descrição em detalhes de todos os ambientes montados nas praças que compõem o Natal de Joinville. A gravação, com riqueza de detalhes, estará disponível na sala de acolhimento no ginásio.

Para pessoas com deficiência auditiva, uma tradutora de libras fica disponível e faz o acompanhamento e a interpretação sobre os espaços do Natal.

Na pista de patinação no gelo é possível entrar com cadeira de rodas, acompanhado por um acompanhante. Outro local que também tem acessibilidade é o Carrossel, na Praça Nereu Ramos. Podem brincar crianças com até 12 anos.