Prefeitura realiza Etapa de Bocha dos 29º Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville

Publicada em 24/10/2022 às 17:03
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nesta segunda e terça-feira (24 e 25/10), ocorrem os jogos de bocha dos 29º Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville. Os atletas competem na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (A.S.P.M.J), das 8h30 às 17h30. O evento é realizado pela Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura.

O torneio de bocha masculino e feminino dos 29º Jogos de Integração da Terceira Idade reúne 50 atletas de 15 grupos da cidade. Um desses participantes é Nery Steiner, de 68 anos, da CCMI. Ele pratica o esporte há mais de 50 anos, com várias passagens pelos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville.

“Na bocha você faz ginástica, porque caminha, se abaixa, se levanta, está sempre raciocinando. Além disso, arruma muitos amigos. Por isso é um esporte importante para os idosos”, recomenda Nery.

Karen de Aguiar, 64 anos, está em sua primeira participação nos Jogos de Integração da Terceira Idade. “Eu comecei a jogar bocha só há três meses! Mas no primeiro evento que participei, em outra cidade, minha dupla ficou em segundo lugar. Isso me motivou a treinar e participar agora do torneio”, diz Karen, que compete pela Associação Aposentados e Pensionistas de Joinville (AAPJ).

Na semana passada, nos Jogos de Integração da Terceira Idade, ocorreram as Etapas de Jogos de Mesa (canastra, truco, general e dominó) e Festival Master (beach tennis, voleibol e voleibol adaptado). No dia 27/10, às 14h, no Ginásio Abel Schulz, será realizado o cerimonial de encerramento e o Concurso de Danças.

Segundo o coordenador de atividade física, saúde e lazer da Sesporte, Marcus Hygino, os Jogos, até o momento, superaram a expectativa da organização. “Depois de uma pandemia, quando todo esse pessoal estava recluso, é gratificante ver os atletas tão ativos e felizes em competir e confraternizar com outras pessoas”, explica o coordenador.

Competem nos Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville cerca de 300 atletas de 21 grupos do município.

No dia 27/10, a partir das 14h, ocorre o concurso de dança e o cerimonial de encerramento do jogos no Ginásio Abel Schulz.