Prefeitura realiza ações especiais durante a 9ª Semana Lixo Zero Joinville

Publicada em 19/10/2022 às 19:24
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

De 21 a 30 de outubro, a Prefeitura de Joinville participa da 9ª Semana Lixo Zero Joinville, com ações realizadas por diferentes secretarias. O objetivo é promover a educação e a conscientização sobre o consumo, meio ambiente, redução e descarte adequado de resíduos.

Para marcar o início das atividades, nesta quarta-feira (19/10), a Prefeitura lança a campanha publicitária “Reduzir e Reciclar”, com inserções na televisão, rádio, internet e jornal impresso.

Em outra iniciativa, de 24 a 27 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente (Sama) vai disponibilizar o Ponto de Coleta Joinville Cidade Limpa e vai receber resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas e resíduos recicláveis.

O Ponto de Coleta Joinville Cidade Limpa vai ficar instalado no estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura (CAC), localizado na rua Dr. João Colin, 2700. O atendimento acontecerá das 8h às 18h e, durante o período, também haverá distribuição de mudas de árvores nativas da região.

Também no dia 24 de outubro (segunda-feira), às 14h, no Parque São Francisco (rua Benício Felipe da Silva, 45, bairro Adhemar Garcia, será realizada a assinatura do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Sama, e o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

O objetivo da parceria é o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos da logística reversa, como lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, entre outros, por intermédio do programa “Penso, Logo Destino”.

Na mesma ocasião, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) fará a entrega de um novo Ponto de Entrega Voluntária de Material Reciclável (PEV), ou ecoponto.

O equipamento é uma espécie de cabine com compartimentos específicos para o descarte de materiais classificados em plástico, papel, vidro e metal. Pilhas e baterias também podem ser descartadas no local.

No Parque São Francisco, o equipamento ficará instalado de forma permanente e estará 24h disponível para uso da população. Os materiais são coletados periodicamente pela Ambiental, empresa concessionária do serviço de coleta de lixo na cidade, e rateados entre as cooperativas oficializadas. Um modelo similar está instalado no Centreventos Cau Hansen.

Educação nas escolas e Restaurantes Populares

A Secretaria de Infraestrutura Urbana vai implantar miniecopontos em dez escolas municipais.

Inseridos no ambiente escolar, os equipamentos serão voltados à educação ambiental das crianças que serão incentivadas a fazer a correta separação e descarte dos resíduos sólidos urbanos, e aprenderão sobre a importância da reciclagem e seus impactos positivos em questões socioambientais.

Complementando a ação, a Secretaria de Educação (SED) vai capacitar os professores sobre as melhores formas de utilizar os miniecopontos como ferramentas de ensino.

Já a Secretaria de Assistência Social (SAS) realiza nos dias 24 e 25 de outubro (segunda e terça-feira), o treinamento da equipe dos Restaurantes Populares incentivando o uso integral dos alimentos e a reciclagem adequada do lixo. A capacitação acontecerá nos Restaurantes Populares I e II, nos bairros Bucarein e Adhemar Garcia, às 15h30.

A população dos bairros Aventureiro, Adhemar Garcia, Boa Vista, Comasa, Costa e Silva, Parque Guarani, Jardim Paraíso, João Costa, Ulysses Guimarães e Vila Nova também poderá participar da programação com o mutirão Lixo Zero, organizado pela Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria da Saúde de Joinville (SES).

Semana Lixo Zero Joinville

A 9ª Semana Lixo Zero Joinville é organizada pelo Coletivo Joinville Lixo Zero. Com o tema “Autorresponsabilidade – Nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos em nossa cidade”, a edição deste ano contará com mais de 100 ações gratuitas, que incluem vivências, oficinas, palestras, exposições, limpezas de rios, visitas técnicas e rodas de conversa. A programação completa está disponível no site semanalixozerojoinville.com.br/agenda