Prefeitura realiza ação para eliminar criadouros do mosquito da dengue nos cemitérios

Publicada em 06/02/2024 às 14:34
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville iniciou nesta terça-feira (6), no Cemitério Municipal, uma grande ação de combate e prevenção ao mosquito da dengue. Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, da Unidade de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e soldados do 62º Batalhão de Infantaria percorreram o local para eliminar criadouros do Aedes aegypti.

O trabalho conjunto da Saúde, Sama e 62º BI será realizado nos 10 cemitérios municipais. São cerca de 35 pessoas envolvidas na limpeza nos cemitérios.

“Esta semana iniciamos nos cemitérios maiores e na próxima semana levaremos a ação aos menores. Vamos recolher embalagens que envolvem as flores, derramar a água dos vasos, tirar o lixo e fazer o tratamento dos locais que não é possível remover.”, explica Dayane Bento, gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama.

Só no Cemitério Municipal, são 170 mil metros quadrados de área que será vistoriada. Dayane recomenda que as pessoas façam a limpeza periódica do túmulo dos familiares.

“Há muitas sepulturas abandonadas nos cemitérios municipais, que nunca são limpas. E nos túmulos que recebem visitas, o principal problema é o papel de celofane que envolve as flores, que não deveria ser usado. Os vasos precisam ser furados também, para não acumular água”, recomenda a gerente.

Além dos mutirões em conjunto da Saúde e da Sama, a Prefeitura realiza a limpeza periódica de todos os cemitérios municipais.