Prefeitura publica Edital para contratar empresa que vai construir a Ponte Joinville

Publicada em 24/11/2023 às 21:21
Relacionado a: Secretaria de Administração e Planejamento - SAP, Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville publicou nesta sexta-feira (24), o Edital 543/2023 para contratação da empresa de engenharia que vai executar a obra de construção da Ponte Joinville. O documento determina as especificações técnicas necessárias que a empresa ou consórcio de empresas precisa ter para participar desta, que é uma licitação internacional. O valor máximo estimado da contratação é de R$ 329.412.901,89.

As empresas interessadas devem entregar as propostas até às 9 horas, do dia 18 de janeiro, na sede da Secretaria de Administração e Planejamento. Neste mesmo dia e horário, ocorre a abertura das propostas. A partir de então, a Comissão de Licitação inicia a fase de análise documental.

Este é o segundo Edital publicado pela Prefeitura para contratar uma empresa especializada que possa realizar a obra. No primeiro Edital, os consórcios que se candidataram não atenderam todos os critérios estabelecidos e por esse motivo não houve vencedor.

Sobre a Ponte Joinville

A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres. A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e conectando-se com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja. Ela vai ligar toda a Zona Sul ao bairro Boa Vista e acesso direto ao Centro da cidade.

A construção iniciará nas duas margens, simultaneamente, até as duas frentes se encontrarem no vão central. Os recursos para as obras são provenientes do contrato de financiamento de US$ 40 milhões que foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fonplata dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

Além da construção da Ponte Joinville, o Edital também prevê a requalificação asfáltica das ruas São Leopoldo (1,5 km), São Borja (1,5 km) e avenida Alvino Hansen (177 metros).

A Prefeitura de Joinville já tem contratada a empresa que fará a supervisão, conforme determinado em contrato firmado com o Fonplata. O vencedor do processo de supervisão foi o Consórcio Supervisor Nova Engevix – Azimute, com o valor de contrato de R$ 7,7 milhões.

Números da Ponte Joinville

Extensão: 980 metros
Canal navegável sobre o Rio Cachoeira: largura de 80 metros e altura de 9,5 metros
Aço: 2 mil toneladas (equivalente a 2.028.450 Kg)