Prefeitura otimiza processos e reduz tempo para resolução de demandas da iluminação pública em Joinville

Publicada em 22/03/2023 às 08:53
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Unidade de Iluminação Pública - SEINFRA.UIP

Atualmente, Joinville tem cerca de 58,3 mil pontos de iluminação pública, contando com os postes instalados em ruas, pontos em praças e áreas de lazer. A manutenção é feita por empresa terceirizada, contratada por meio de processo licitatório e a fiscalização do cumprimento do contrato, realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana.

No início deste ano, dois indicativos se destacaram: o baixo número de pontos que apresentam falhas, cerca de 1%, e a agilidade na execução dos consertos. Em 2022, a porcentagem de locais com falha chegou a 5%.

A redução na quantidade de locais que apresentam falhas está relacionada com melhorias no processo para resolução. Com destaque para o registro por parte do morador informando o local com problema por meio de aplicativo, rondas para análise da iluminação, além de incremento nas equipes trabalhando, totalizando sete equipes que atuam exclusivamente nestas melhorias, divididas em turnos.

Com isso, o tempo para conserto dos locais com problema após o registro da demanda é inferior a uma semana. Desde setembro, o tempo médio varia entre quatro e cinco dias, por exemplo. Em março do ano passado, quando houve mudança de contrato, esse tempo chegou a 90 dias.

Um dos processos que resultou em agilidade para o joinvilense foi a possibilidade de registro no aplicativo Joinville Fácil. O app está disponível para celulares Android e iOS, além de contar também com uma versão web para quem preferir utilizar pelo computador.

Entre as vantagens de realizar a solicitação de manutenção de iluminação pelo Joinville Fácil, estão a precisão da localização com auxílio do GPS, além da possibilidade de acompanhar todo o processo diretamente no aplicativo. Na medida em que a Prefeitura responde a manifestação, o cidadão pode acessar o retorno diretamente no aplicativo.

Quem preferir pode ainda fazer a solicitação pelos canais tradicionais da Ouvidoria: o telefone 156 ou o site da Prefeitura de Joinville.

Números de atendimentos em 2022

Em 2022, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), recebeu 11,2 mil demandas referentes à manutenção de iluminação pública. Cerca de 98% dessas solicitações foram resolvidas até o final do ano.

Dos registros referentes à iluminação pública, no ano passado, 6,7 mil deles foram feitos pela Ouvidoria. O aplicativo Joinville Fácil, criado em abril de 2022, contabilizou 4,4 mil registros até dezembro de 2022.