Prefeitura oferece capacitação gratuita sobre manipulação de alimentos, cosméticos e serviços de saúde

Publicada em 06/07/2023 às 09:58
Relacionado a: Unidade de Vigilância Sanitária - SES.UVI

Estão abertas, no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/seminariovigilancia), as inscrições gratuitas para o II Seminário de Vigilância Sanitária. O evento, organizado pela Unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, ocorrerá de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro Universitário Católica de Joinville.

O Seminário é voltado para o público que estuda ou trabalha com cosméticos e saneantes, açougues, peixarias, serviços de saúde como laboratórios, clínicas, hospitais e drogarias, além de servidores da Prefeitura.

“Durante o evento, serão abordados diversos temas como a legislação vigente, os desafios enfrentados, as inovações tecnológicas, as estratégias de prevenção e controle de doenças, entre outros. Além disso, são discutidas também questões relacionadas à capacitação de profissionais, articulação entre os órgãos reguladores e fiscalizadores, bem como à participação da sociedade civil na defesa da saúde coletiva”, explica Allisson Domingo, gerente da Vigilância Sanitária.

Programação diversificada e orientativa

No dia 31 de julho, das 8h30 às 12h, será discutida a legislação sanitária aplicada às atividades de drogaria, no âmbito das fiscalizações. Também ocorre a mesa redonda com os regulatórios das redes de drogarias referente ao SIERBP – Pharma. Participam os fiscais sanitaristas e farmacêuticos Rodrigo Martins e Fabiana Bussolaro.

Dia 1º de agosto, das 8h30 às 12h, serão abordadas questões de biossegurança, centrais de esterilização e gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde. As palestrantes são as fiscais sanitaristas e enfermeiras Chana Gresiele Beninca, Mariluz Navarro Pereira e Karine Antocheves Machado.

O Seminário prossegue das 13h30 às 17h, dia 2 de agosto, discutindo a definição de VISA; biossegurança e boas práticas de manipulação de alimentos; legislação sanitária aplicada às atividades voltadas ao comércio de produtos de origem animal e principais infrações sanitárias encontradas no comércio de produtos de origem animal. Os fiscais sanitaristas e veterinários Fabricio da Rocha e Luiz Felipe Jansen são os palestrantes.

Dia 3 de agosto, das 8h30 às 12h, o Seminário tratará da diferença de cosméticos e saneantes; regularização e controle sanitário de cosméticos e saneantes domissanitários; legislação sanitária aplicada às atividades de indústria e comércio de cosméticos e saneantes domissanitários e registro e acompanhamento de produtos, pós mercado. Os palestrantes são os fiscais sanitaristas Silvio Graciano, Gean Carlos Kuhlkamp e a farmacêutica e fiscal sanitarista da 22° Regional de Saúde do Estado, Tatiana Magatão.

No dia 4 de agosto, das 8h30 às 12h, em alusão ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária (celebrado dia 5), ocorre uma ação educativa voltada aos servidores do Centro de Atendimento ao Cidadão, que serão apresentados às atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária.