Prefeitura microchipou 2.685 animais nos mutirões realizados este ano

Publicada em 26/09/2023 às 13:42
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

De janeiro até setembro deste ano, a Prefeitura de Joinville, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), realizou cinco mutirões de microchipagem, efetivando esse procedimento em 2.685 cães e gatos.

O mutirão mais recente foi no sábado (23/9), no bairro Jardim Paraíso. A ação teve o recorde de animais microchipados: 645. Deste número, foram 423 cães e 222 gatos.

Os outros bairros onde ocorreram mutirões de microchipagem, este ano, foram o Paranaguamirim (589 animais microchipados), Comasa (382), Jardim Iririú (450) e Fátima (619).

Dos 2.685 animais microchipados nos cinco mutirões realizados este ano, 1.053 (39,22%) foram cães fêmeas, 680 (25,33%) cães machos, 547 (20,37%) gatos fêmeas e 405 (15,08%) gatos machos.

“Temos percebido que o número de pessoas que levam seus animais para microchipagem tem aumentado. A população tem entendido a importância dessa ação, para poder identificar o seu animalzinho, caso ele se perca, e também porque é um primeiro passo para a fila da castração”, explica Elisabet de Souza Mendes, gerente do Centro de Bem-Estar Animal.

Nas ações de microchipagem, o tutor deve apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atual. É necessário que o animal seja levado ao local para a realização da microchipagem.

Do tamanho de um grão de arroz

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse cão ou gato escapar, é possível identificar seu tutor.

Depois do animal receber o microchip, ele pode entrar em uma fila para ser castrado, caso se enquadre nos critérios necessários. As informações sobre castração gratuita estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/PedirCastracao).

O mutirão de microchipagem tem a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc e é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville.