Prefeitura mantém Alerta Vermelho para Joinville em função do volume de chuva

Publicada em 28/11/2022 às 08:52
Relacionado a: Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC, Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

No fim da tarde deste domingo (27/11), o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin estiveram no bairro Morro do Meio para acompanhar a situação dos alagamentos na região. O prefeito determinou que todos os esforços necessários sejam empenhados para atender os moradores das áreas de risco.

O Alerta Vermelho do Plano de Contingência está mantido. Desde sábado, quando a chuva forte e volumosa teve início, mais de 50 ocorrências foram registradas. A maioria dos casos são relacionados com alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos.

A soma de maré alta, que em alguns momentos foi superior a 2 metros, com um grande volume de chuva, causou estrago em várias localidades da cidade. O acumulado de chuva do fim de semana se aproxima da média de precipitação prevista para todo o mês de novembro, que é de aproximadamente 220 milímetros.

Gabinete de Crise

Também no domingo (27), na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, foi realizada uma reunião do Gabinete de Crise. A implantação desta estratégia está prevista quando o Alerta Vermelho do Plano de Contingência entra em vigor.

A reunião foi conduzida pelo prefeito e pela vice-prefeita e contou com a participação de integrantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, 62º Batalhão de Infantaria, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Clube do Jipeiro, Grupo de Resgate em Montanha e Companhia Águas de Joinville, além das secretarias municipais de Proteção Civil e Segurança Pública, Assistência Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Governo e Comunicação.

Abrigos emergenciais

A Prefeitura de Joinville mobilizou as estruturas de duas Escolas Municipais e realizou a entrega de colchões e demais materiais necessários para a abertura de abrigos emergenciais.

No bairro Morro do Meio, a Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin foi preparada e já recebeu famílias que tiveram que deixar suas residências.

No bairro Bom Retiro, a Escola Municipal Professor Avelino Marcante está preparada caso seja necessário abrigar alguma família. Até o fim da tarde deste domingo (27/11), não houve necessidade de ativar este abrigo.

Aulas mantidas

Para segunda-feira (28/11), as aulas nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino de Joinville estão mantidas.

Caso alguma unidade tenha comprometimento estrutural ou de acesso em função do volume de chuva das próximas horas, os pais e responsáveis serão comunicados sobre eventuais cancelamentos pontuais.

A Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin e a Escola Municipal Professor Avelino Marcante, que estão preparadas para receber as famílias desabrigadas, também terão as aulas mantidas.

Conforme previamente comunicado, em função do jogo da Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo, as atividades no período vespertino terão início às 15h30.

Abastecimento de água

Segue prejudicado o fornecimento de água dos bairros que são abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí. O bloqueio do sistema de captação, possivelmente pela queda de um tronco de árvore, e a alta turbidez da água prejudicam que o fornecimento seja restabelecido.

Os bairros diretamente impactados são: Boehmerwald, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo, Santa Catarina, Vila Nova, Floresta, Morro do Meio, Nova Brasília e São Marcos.

A ETA Cubatão, responsável pelo fornecimento de água para 75% da cidade, segue operando normalmente.

Situação de alerta mantida

Para as próximas horas, a previsão é pela continuidade de um grande volume de chuva para todas as regiões de Joinville. Por este motivo, a situação de alerta está mantida. A Defesa Civil e as demais Forças de Segurança e Salvamento permanecem em plantão de prontidão para os atendimentos.

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com os Bombeiros Voluntários, pelo 193.