Prefeitura investe R$ 22 milhões em obras para melhorar a mobilidade urbana em Joinville

Publicada em 10/05/2024 às 13:10
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Entre os investimentos realizados pela Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana em Joinville, estão a construção da Ponte Albertinho Bornschein, sobre o Rio Cachoeira, com investimento de R$ 10,6 milhões e a obra de ampliação do binário está orçada em R$ 11,7 milhões.

Na quinta-feira (9/5), na interseção da rua Florianópolis com a Coronel Procópio Gomes, a Prefeitura de Joinville realizou a concretagem da área onde ficará localizado um abrigo de ônibus. O trabalho da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) faz parte das obras de ampliação do número de faixas da Coronel Procópio Gomes, que terá uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, além de uma ciclofaixa, após a ampliação do binário.

Nesta semana, também ocorreram ações de hidrojato na rua Urussanga, para desobstrução da rede de drenagem. Outro trabalho que está sendo realizado na rua Urussanga é o levantamento topográfico. A rua Urussanga, entre as ruas Santos e Piauí, também terá uma faixa destinada ao transporte coletivo. Novos abrigos para passageiros serão instalados ao longo do trecho.

Desde a semana passada, a Seinfra realiza cortes de canteiros na Coronel Procópio Gomes, para a estruturação desses trechos, preparando a via para a ampliação do número de faixas.

Quando as melhorias estiverem concluídas, todas as faixas da rua Coronel Procópio Gomes vão fazer o sentido do Centro para a Zona Sul. Já a Urussanga fará o sentido inverso, vindo da Zona Sul para o Centro. O binário será implantado entre as ruas Abdon Batista e a Piauí, para quem está na Procópio Gomes, e entre a Piauí e a Santos, para os motoristas que trafegam pela Urussanga.

As alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento.

Três vãos da Ponte Albertinho Bornschein já foram concretados

Dos cinco vãos da Ponte Albertinho Bornschein, que ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista, três estão concretados. O quarto vão está previsto para ser concretado até a metade deste mês e o último na sequência. Finalizada a concretagem, ocorrerá a ligação da ponte com as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé.

Para isso, a Seinfra iniciou esta semana, na rua Dr. Plácido Olímpio, a obra de estruturação e pavimentação do acesso à ponte. Parte da via está temporariamente interditada, com previsão de liberação após a conclusão da ponte. O tráfego de veículos é permitido a moradores, para trânsito local.

A interdição na rua Dr Plácido Olímpio de Oliveira vai desde a interseção com a rua Laguna até a rua Porto Belo, no cruzamento com a rua Gastão Vidigal. Os desvios poderão ser feitos pelas ruas Laguna e Gastão Vidigal.

Os trabalhos são necessários para melhoria da capacidade de carga, já que após a conclusão da ponte, o tráfego de veículos deve ser intenso nesta região.

A ação contempla execução de nova estruturação da via, retirada do pavimento existente, escavação, colocação de base e sub-base, pavimentação, passeios e rampas de acesso.