Prefeitura inicia construção de nova Ponte da Estrada Quiriri

Publicada em 23/06/2023 às 11:34
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

“Para a comunidade em geral, essa ponte é indispensável”. Foi assim que o apicultor João Paulo Freisleden, proprietário de uma agroindústria na região do Quiriri, descreveu a importância da nova obra de infraestrutura que será realizada pela Prefeitura de Joinville.

Na quinta-feira (22/6), a Prefeitura fez a entrega da Ordem de Serviço para início da construção da nova Ponte da Estrada Quiriri, sobre o Rio Cubatão, em Pirabeiraba.

A ponte terá 60 metros de extensão com três vãos de 20 metros, 8,8 metros de largura e contará com duas pistas para veículos e dois passeios para pedestres, além de guarda-corpo. A empresa vencedora da licitação e responsável por executar o serviço é a Fator3 Construções Ltda. A estrutura em concreto armado permitirá o aumento da capacidade de carga, inclusive para a passagem de caminhões.

“Essa ponte é nova e vai substituir a anterior que foi destruída pela chuva. Vai ser uma ponte maior, mais larga, com mais segurança para todos, oferecendo melhor mobilidade para todos os moradores da região”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A ponte nessa localidade é usada por cerca de 2,5 mil moradores. A antiga estrutura ficou completamente danificada após as fortes chuvas de novembro de 2022. Desde então, os moradores que precisam passar pelo local utilizam a Ponte Coberta. Já os caminhões mais pesados utilizam um acesso mais distante.

“A Prefeitura utilizou equipe própria de engenheiros para agilizar a execução do projeto. Essa ponte será com concreto armado, usando vigas pré-fabricadas e além disso teremos a elevação da altura da ponte em aproximadamente 1,2 metro, melhorando o fluxo para a passagem da água”, explica Jorge Sá, secretário de Infraestrutura Urbana.

Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Diego Machado contou que acompanhado de uma comissão formada com os moradores, se reuniu com a equipe da Prefeitura para reforçar a importância dessa demanda para a região.

“Essa obra é necessária por dois motivos. Primeiro para atender a comunidade local com segurança, pois a antiga ponte era pequena e quando chovia forte, todos ficavam na dependência e com receio que algo acontecesse. Além disso, tem o fomento ao turismo rural, pois no verão aquela região é muito procurada. É uma obra completa e que vai trazer mais segurança para todos”, declara.

O investimento é de R$ R$ 3.999.900,00 milhões, sendo R$ 3.292.407,36 do Ministério de Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e R$ 707.492,64, provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho.

Marco histórico

A licitação para a obra da nova Ponte do Quiriri foi a primeira concorrência eletrônica de obra aberta e homologada, no Brasil, seguindo a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).

Com o novo modelo, a Prefeitura de Joinville obteve celeridade e economia na contratação. Em relação à agilidade, a primeira etapa do processo que levava, em média, quatro meses, foi realizado em 20 dias.

Já a redução de publicações obrigatórias no Diário Oficial do Estado, referentes ao julgamento da documentação e da proposta, diminui cerca de R$ 500 em cada processo. Com isso, a economia do município pode chegar a R$ 40 mil, se considerar os processos de um ano, com gastos de publicação apenas no Estado, sem contar os da União.