Prefeitura inaugura o projeto O Farol na semana de comemoração dos 171 anos de Joinville

Publicada em 07/03/2022 às 18:57
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR, Secretaria da Saúde - SES, Secretaria de Esportes - SESPORTE

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Joinville realizou a inauguração da reforma do prédio da antiga sede da Prefeitura e o lançamento do projeto O Farol, um dos destaques da programação do aniversário da cidade. O prédio, que passou por uma grande reforma, abriga além do projeto O Farol, os serviços da Vigilância em Saúde e o Centro de Treinamento da Ginástica Artística.

Projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), O Farol será um grande espaço colaborativo para agentes culturais, sociais e esportivos. O objetivo é gerar economia, empregos e negócios na cidade.

“Sem dúvida nenhuma, quando a gente constrói um espaço como este, estamos dizendo para as pessoas que nos procuram que elas também são empreendedoras e que têm o mesmo direito que outras empresas para buscarem auxílio, se profissionalizarem e fazerem disso um trabalho realmente exemplar”, destaca Adriano Silva, prefeito de Joinville.

No local, os agentes receberão apoio de técnicos da Prefeitura para montar projetos e aprender como buscar recursos por meio de leis de incentivos ou fundos municipais, estaduais e federais, por exemplo. Além disso, também terão ajuda para fazer conexões com empresas que possam apoiar esses projetos.

“O joinvilense sempre teve espírito empreendedor, são pessoas que vieram e vêm de todos os lugares. O que traz essa gente é essa luz metafórica, que é exatamente esse ambiente de estímulo ao empreendedorismo”, comenta o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond Vieira.

Outra facilidade será a automatização do processo de consulta de viabilidade, para agilizar alvarás e licenças.

Vigilância em Saúde

A Vigilância Epidemiológica e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) passam a funcionar no prédio da antiga sede da Prefeitura. Esses serviços eram prestados anteriormente na rua Abdon Batista.

Segundo o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolaceke, o prédio da antiga prefeitura traz mais qualidade para os serviços prestados. “É um espaço próprio com melhores condições de trabalho para os servidores, que, consequentemente, podem atender ainda melhor os cidadãos”, pontua Andrei.

O diretor destaca, ainda, que a mudança da Vigilância Epidemiológica para o Farol permite a total integração com o CIEVS – unidade operacional destinada a detectar e organizar a resposta a eventos com potencial de constituir uma emergência em saúde pública.

“Antes, nossa equipe fazia esse acompanhamento de riscos na sede da Secretaria da Saúde. Agora, funcionará de forma integrada com a Vigilância Epidemiológica, o que potencializa os dois serviços”, explica Andrei.

Centro de Treinamento da Ginástica Artística

Anteriormente localizado no Ginásio Ivo Varela, o Centro de Treinamento da Ginástica Artística ganha agora um espaço específico para prática das equipes e atividades de iniciação desportiva. “Ter um local exclusivo e adequado é um diferencial”, comemora o secretário de esportes de Joinville, André Mattos.

A participação da Secretaria de Esportes (Sesporte) no prédio não limita-se ao treinamento da ginástica artística. A Sesporte atuará no fomento a projetos esportivos, em vários segmentos.

“Prestaremos auxílio na construção de estratégias de planejamento e gestão. Teremos equipe no Farol para filtro e encaminhamentos, plantões presenciais no local e atendimentos agendados, além de atendimentos on-line”, explica André.

Obra de restauro e reforma

A obra de restauro e reforma da antiga Prefeitura teve um custo de R$ 3.250.281,58. O imóvel de 2.819 m² passou por reforma completa, incluindo infraestrutura elétrica, hidráulica, coberturas, revitalização das calçadas, pisos internos e adaptações para acessibilidade – que inclui um elevador novo.

Também foram realizados acabamentos com cerâmica (cozinhas e banheiros), forro, paredes divisórias e pintura em todos os ambientes internos e externos.

Por se tratar de um prédio tombado, foram mantidas as características estruturais do local, como a fachada, valorizando o patrimônio histórico e cultural do município.

Foi executada a drenagem e pavimentação do estacionamento e do acesso de veículos. Nos fundos da edificação, foram ampliadas áreas de escada (rota de fuga) e torre com reserva técnica de água para o sistema hidráulico preventivo, além de adequações em todos os ambientes para atendimento às normas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Para suprir a demanda de energia dos novos usos da edificação, foi construída uma subestação.

Na quarta-feira (9/3), feriado em comemoração ao aniversário de Joinville, O Farol estará aberto para visitação, inclusive com a possibilidade de acesso à torre de contemplação. Além disso, entre 9h e 17h, haverá feira, recreação e exposições