Prefeitura envia projeto à Câmara de Vereadores para autorização de financiamento de 45 milhões de euros

Publicada em 08/03/2022 às 18:08
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

A Prefeitura de Joinville encaminhou para a Câmara de Vereadores, em regime de urgência, um projeto de lei que autoriza a Companhia Águas de Joinville a realizar uma contratação de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O valor é de 45 milhões de euros, destinados a projetos de água e esgoto, com foco em aumento da cobertura de esgotamento sanitário, melhoria da segurança hídrica e redução de perdas de água.

A liberação do financiamento possibilitará a continuidade do plano de universalização do esgotamento sanitário em Joinville, para alcance das metas do Novo Marco do Saneamento, mantendo a qualidade e a disponibilidade hídrica em toda a cidade. O prazo total para pagamento é de 240 meses, com carência de 60 meses. As parcelas do recurso serão liberadas à medida que as obras forem avançando.

Entre os projetos objetos do financiamento estão a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí, instalação e substituição de redes de água, implantação de mais de 320 km de redes coletoras na zona Sul e de 26 mil novas ligações de esgoto, que beneficiarão os bairros Floresta, Itaum, Petrópolis, Santa Catarina, Fátima, Guanabara, João Costa, Boehmerwald, Itinga, Profipo, Morro do Meio e Vila Nova.

Serão 150 mil pessoas beneficiadas com as obras de abastecimento de água e aproximadamente 160 mil pessoas com as obras de esgoto. Os projetos que receberão recursos da AFD vão proporcionar um incremento de 17% na cobertura de esgotamento sanitário na cidade, além de melhorias na saúde hídrica e revitalização dos rios de Joinville localizados na área de influência das obras.

Em setembro de 2021, representantes da Agência Francesa realizaram uma visita técnica nas unidades da Companhia, antes de passar pelas aprovações do comitê de crédito e do Conselho da AFD. Em fevereiro deste ano, uma comitiva da agência veio em missão para discutir o contrato de instrução de crédito com a diretoria e equipe da Águas de Joinville, visando atender às exigências técnicas, financeiras e socioambientais da matriz francesa.

A Agência Francesa de Desenvolvimento financia e acompanha projetos em mais de 100 países. No Brasil, está presente desde 2007, implementando, principalmente, projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.