Prefeitura entrega Ordem de Serviço para pavimentação e implantação de passeio público no Boa Vista

Publicada em 05/07/2022 às 18:57
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), entregou simbolicamente, na tarde desta terça-feira (5/7) a Ordem de Serviço para a pavimentação e implantação do passeio público da rua Pedro Álvares Cabral, no bairro Boa Vista, numa extensão de 853 metros. A cerimônia foi realizada na Escola de Educação Básica Presidente Médici.

A obra contempla drenagem, pavimentação, sinalização e paisagismo. Haverá pavimentação asfáltica, em paver, piso tátil e piso de concreto armado. A concepção urbanística é da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e o projeto foi elaborado pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

A obra será executada pela Empreiteira de Mão de Obra Adrimar e o investimento é de R$ 1.945.066,29, com apoio de emenda parlamentar. O prazo de execução do serviço é de dez meses.

“A rua Pedro Álvares Cabral recebeu uma galeria há muitos anos e, desde então, não tem qualquer pavimentação em cima, então ficou um ambiente degradado, com problemas de mobilidade. Nós trouxemos a ideia de transformar esse ambiente em um passeio público, que é uma via de mão única dos dois lados para que a gente possa usar o centro do passeio como um ambiente para as pessoas caminharem no final da tarde, andarem de bicicleta, passearem com suas crianças, com seus pets, um ambiente para exercício que vai trazer qualidade de vida perto da casa das pessoas”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

“Essa galeria foi desmontada, fizemos uma limpeza o que possibilitou ela voltar a funcionar”, complementa o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Correa Sá.

“A concepção desse passeio público não é só trazer a pavimentação porque agregamos o projeto urbanístico, todo o paisagismo, a humanização dessa região. Terá espaço para estacionamento, com sinalização diferenciada. Todas as pessoas poderão usufruir”, explica o diretor executivo da Seinfra, Fabiano Lopes.

Francisco Simplício mora nesta rua há 30 anos. Ele e dezenas de moradores da região foram até a escola acompanhar a entrega da Ordem de Serviço com muita expectativa.

“É uma benção para quem espera há tantos anos, que convive com pó, lama e mau cheiro, vai ser uma mão na roda, estamos muito felizes”, avalia o aposentado.

Esse é o segundo passeio público lançado pela prefeitura. O primeiro foi no bairro Espinheiros.

“O passeio é um equipamento que ajuda na mobilidade, porque fazemos a requalificação viária, mas ao mesmo tempo entregamos um parque linear de baixo custo de manutenção, com um ambiente de lazer seguro”, complementa o prefeito.