Prefeitura de Joinville vai requalificar calçadas e meios-fios de Escolas e CEIs municipais

Publicada em 28/04/2023 às 09:50
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a requalificação de calçadas e meios-fios em frente a Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). A entrega da Ordem de Serviço para início dos trabalhos ocorreu nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal Amador Aguiar, no bairro Ulysses Guimarães.

Neste primeiro lote, a requalificação será em 50 unidades escolares em diferentes bairros da cidade, em uma área total de calçadas de 9,1 mil metros quadrados. O investimento é de R$ 2.820.055,15. A empresa vencedora da licitação foi a Adobe Engenharia.

O objetivo das obras é adequar as calçadas aos critérios de mobilidade e acessibilidade, conforme orienta a legislação. Elas serão construídas em concreto, com superfície antiderrapante. Além disso, serão realizados os rebaixos nos acessos às calçadas e também instalados piso podotátil ao longo do seu perímetro, quando aplicável.

“É através da educação e do exemplo que a gente consegue transformar a sociedade. A partir do momento em que fazemos calçadas acessíveis, em um padrão de excelência, no entorno das nossas escolas, nós queremos garantir acessibilidade para todos e dar o exemplo para que os joinvilenses se motivem a fazer o mesmo em suas calçadas”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A primeira escola a receber as intervenções é a Amador Aguiar, que terá 530 metros quadrados de área em calçadas requalificadas.

“Esta é mais uma obra importante dentro do nosso compromisso por uma educação que transforma, para garantirmos que nosso ambiente escolar seja seguro e acessível para quem frequenta a escola ou circula próximo dela”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Renovação do mobiliário escolar

No mesmo evento, houve o ato de entrega de novos mobiliários para quatro salas de aula da escola Amador Aguiar. O novo modelo de mesas e cadeiras permite um espaço mais dinâmico e colaborativo para o aprendizado das crianças. Os conjuntos são em três cores diferentes, cada um atendendo a diferentes estaturas dos alunos, de acordo com a necessidade.

Desde o início de abril foram entregues 3 mil conjuntos para substituição dos antigos mobiliários em 22 unidades escolares. Além disso, serão renovados outros 3 mil ao longo do ano em outras Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).