Prefeitura de Joinville vai realizar mutirão para microchipar animais de estimação

Publicada em 12/11/2021 às 17:42
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

No fim de semana dos dias 20 e 21 de novembro, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realiza o 1º Mutirão de Microchipagem de cães e gatos em Joinville.

A ação será realizada em parceria com o curso de medicina veterinária da Unisociesc, protetores independentes e equipe da vereadora Tânia Larson, ocorrerá no Parque São Francisco, bairro Adhemar Garcia.

“Esta primeira ação tem como principal objetivo atender os tutores de animais que residem neste bairro. Estimamos que podem ser microchipados, nos dois dias, cerca de mil cães e gatos”, informa o secretário da Sama, Fábio Jovita.

Os microchipes serão fornecidos pelo Centro de Bem Estar Animal (CBEA), que durante o evento também estará com profissionais para oferecer o suporte técnico necessário. Alunos e professores da Unisociesc vão auxiliar na aplicação do microchip, que tem o tamanho aproximado de um grão de arroz.

“Apesar de ser pequeno, é um equipamento importantíssimo. Microchipar o seu animal de estimação é demonstrar o quanto ele é importante para você. Pois quando o equipamento é implantado, é feito um registro das informações sobre o animalzinho como a cor, raça, pelagem. Além disso, cadastramos as informações sobre o tutor. Caso aconteça do cão ou gato fugir, por exemplo, é mais fácil a identificação”, ressalta o secretário.

Outro benefício é iniciar um senso dos animais, já que vai ser possível estimar quantos cães e gatos vivem naquela região. O Mutirão de Microchipagem será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, entre 8h e 17h, no Parque São Francisco, bairro Adhemar Garcia. É necessário que o tutor do animal de estimação vão até o local juntamente com o bichinho e apresente os documentos pessoais como Carteira de Identidade ou CNH, além de um comprovante de residência que comprove ser morador do Adhemar Garcia.

Após a realização desta primeira ação, será feita uma avaliação do trabalho para que sejam planejados novos mutirões em outros bairros da cidade.