Prefeitura de Joinville vai investir R$12 milhões na requalificação de importantes ruas da Zona Sul

Publicada em 03/04/2023 às 18:17
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Nesta segunda-feira (3/4), a Prefeitura de Joinville fez a assinatura e entrega da Ordem de Serviço para a obra de requalificação de três importantes ruas da zona Sul da cidade: a rua São Paulo, a rua Barra Velha e a rua Guarujá. A cerimônia ocorreu no Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita).

“Essa obra é muito importante para a mobilidade da Zona Sul. É uma continuação da obra que já tinha sido feita e vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Serão 3,5 quilômetros de pavimentação das ruas São Paulo (trecho entre a Monsenhor Gercino e a Simão Kruger), Barra Velha (trecho entre a São Paulo e a Santa Catarina), e Guarujá (trecho entre a São Paulo e a Barra Velha).

O investimento será de R$ 12.732.034,50. Além da requalificação asfáltica, a obra também contempla demolições, remoções e reinstalações de abrigos de passageiros, remoção de paralelepípedos, drenagem, estruturação viária com pavimento em concreto nos corredores de ônibus, obras complementares de calçada, boca de lobos, sinalização viária e paisagismo.

No caso da rua São Paulo, as calçadas serão refeitas. “Na rua São Paulo a requalificação é completa, é uma obra de muro a muro. Isso é importante porque padroniza com o outro trecho da via que está pronto”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

Mário Silva, morador da região, informa que a comunidade aguardava ansiosamente por essa obra. “Mostra que a zona Sul está sendo tratada com respeito pela Prefeitura. Essa requalificação trará valorização para a região”, diz Mário.

A empresa responsável pela execução é a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, que venceu a licitação.

Companhia Águas de Joinville faz obras no local

Antes das obras de requalificação nessas ruas, a Companhia Águas de Joinville (CAJ) está fazendo a troca de ramais nesta região. Na rua Barra Velha, o trabalho deve ser concluído ainda nesta semana. Na rua Guarujá, a previsão é que as trocas de ramal tenham início na quinta-feira (6/4).

E na quarta-feira (5/4), a Companhia Águas de Joinville inicia a sondagem da rede de abastecimento na rua São Paulo, bairro Floresta. Após a execução do serviço, serão realizadas trocas de ramais e implantação de uma nova rede de água em polietileno de alta densidade(PEAD), material mais flexível e mais resistente a rupturas em relação à tubulação convencional. As obras não devem impactar o abastecimento de água do bairro. Haverá interdições de trânsito pontuais, em sua maioria parciais, durante a execução dos serviços.

Esse trabalho da Companhia é um dos exemplos da integração entre a CAJ e a Secretaria de Infraestrutura Urbana para que locais que vão receber obras de requalificação passem antes por melhorias na rede, evitando que ocorram após a conclusão da requalificação.