Prefeitura de Joinville vai homenagear Nardela com a Medalha Dona Francisca

Publicada em 09/02/2023 às 16:28
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

Na tarde desta quinta-feira (9), o prefeito Adriano Silva anunciou que a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria de Joinville, será entregue para Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela.

“Será uma alegria entregar a Medalha Dona Francisca para o Nardela. Com esta homenagem, estaremos reconhecendo também todos aqueles que fizeram parte da história do clube, especialmente a apaixonada torcida do JEC”, afirma o prefeito.

O evento de entrega da Medalha Dona Francisca fará parte da comemoração dos 172 anos de Joinville, cujo cronograma se estenderá por todo o mês de março.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da Lei Municipal 4.060, e é outorgada para pessoas ou entidades que engrandecem o nome da cidade em diversas áreas de atuação. Em 2022, os profissionais da área da Saúde e a Associação Empresarial de Joinville (Acij) foram homenageados.

Nardela

Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela, nasceu em janeiro de 1958, em Piracicaba. É casado com Haidy e tem dois filhos, Artur e Davi.

Começou sua carreira aos 12 anos, no dente-de-leite do XV de Piracicaba. Aos 16 anos, estreou como profissional no time principal.

Defendeu a Seleção Brasileira Sub-18, em 1976, na França; e Sub-20, em 1977, na Tunísia, terminando a competição em terceiro lugar. Foi campeão Brasileiro pelo Guarani, em 1978.

Teve seu passe comprado pelo Grêmio, em fevereiro de 1979. Foi titular e conquistou o Campeonato Gaúcho.

No Joinville Esporte Clube, Nardela viveu a fase mais promissora de sua carreira. Alegrou a cidade e foi aclamado pela torcida.

No JEC, Nardela conquistou 7 títulos no Campeonato Catarinense, sendo 6 consecutivos. É considerado o maior ídolo do Joinville Esporte Clube em sua história. Disputou 680 jogos e marcou 130 gols.

Quando encerrou sua carreira como atleta profissional, em meados dos anos 90, foi eleito vereador, sendo reeleito por três legislaturas.

Atualmente, é diretor de Futebol do Joinville Esporte Clube, onde colabora no projeto de reestruturação da equipe.