Prefeitura de Joinville tem licitação deserta para obras de microdrenagem e pavimentação no Vila Nova

Publicada em 19/01/2023 às 13:06
Relacionado a:

Nesta semana, a Prefeitura de Joinville realizou a sessão de abertura de propostas da Licitação Pública Nacional 656/2022, que prevê obras de microdrenagem e pavimentação em ruas no bairro Vila Nova. Pela segunda vez, o Edital não teve empresas interessadas na concorrência.

A inexistência de proponentes para essa contratação já havia ocorrido no lançamento do primeiro Edital, em março de 2022, que tinha como valor estimado da contratação R$ 69.217.716,74.

Diante do insucesso, a Prefeitura de Joinville trabalhou na revisão e na atualização orçamentária para lançar o Edital 656/2022, com valor estimado de R$ 82.069.860,26.

Os recursos são provenientes de crédito obtido pela Prefeitura de Joinville junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2017, com valor total de US$ 70 milhões e destinados ao financiamento parcial do projeto Viva Cidade 2, de revitalização ambiental e urbana do município.

A Licitação 656/2022 tinha como objeto a implantação de rede de microdrenagem sustentável em cerca de 65 ruas do bairro Vila Nova. O projeto previa a utilização de um sistema diferenciado que busca reduzir a velocidade de escoamento das águas das chuvas para os rios por meio de drenagem sustentável, diminuindo assim o pico das vazões.

Além da microdrenagem, as ruas contempladas também receberão pavimentação em paver, execução de calçadas e projeto paisagístico.

De acordo com o secretário de Administração e Planejamento, Ricardo Mafra, a Prefeitura de Joinville já trabalha para relançar a licitação, cuja obra além de beneficiar a região e seus moradores, tem recursos garantidos.

“É uma obra importante. Primeiramente, por ter recursos garantidos no BID, por meio do projeto Viva Cidade 2, que vai permitir à Prefeitura fazer o pagamento a longo prazo, com taxas de juros de financiamentos internacionais muito baixas. Além disso, é uma obra inovadora que traz um novo conceito de drenagem para a cidade. Vamos revisar alguns itens do edital e lançar a licitação tão logo seja possível”, afirma Mafra.