Prefeitura de Joinville sanciona lei para que hortas comunitárias recebam apoio do poder público

Publicada em 12/07/2023 às 17:55
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Moradores de Joinville podem contar, a partir desta quarta-feira (12), com mais um incentivo para a implantação de hortas comunitárias. É que o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei 9.424, que cria o Programa Plantando Saúde. O evento ocorreu na Paróquia São Miguel Arcanjo e contou com a presença da comunidade, lideranças, vereadores e secretários municipais.

O Programa tem a finalidade de fomentar e ampliar o número de hortas comunitárias vinculadas às entidades devidamente formalizadas. Essas hortas receberão o apoio do Município, que vai fornecer insumos e serviços para a implantação e suporte técnico com a equipe de profissionais da Unidade de Desenvolvimento Rural, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

“Agora a Prefeitura pode colocar máquinas, ajudar com fertilizantes. Dessa forma, esses espaços podem ser cuidados pela comunidade com o apoio da Prefeitura. Já temos grandes exemplos que deram certo como a horta do Adhemar Garcia e do Costa e Silva”, detalha o prefeito Adriano Silva.

No bairro Paranaguamirim, três hortas estão recebendo apoio do poder público. Em uma delas, localizada ao lado da Paróquia São Miguel Arcanjo, dezoito famílias estão responsáveis pelo cuidado do espaço que já tem alface, cebolinha, repolho e outras hortaliças.

José Carlos Macedo é morador do bairro há 25 anos e conta que o terreno onde agora cresce o alimento, antes era usado para o descarte irregular de resíduos. “Vieram com toda a estrutura para fazer o arado, estamos conseguindo o adubo, também tem a parte da limpeza ao redor da horta que a secretaria está aqui nos ajudando. Para nós é gratificante”, conta Macedo.

“A horta já existe alguns anos, mas agora, com a Lei sancionada, a Prefeitura vai poder colaborar mais com insumos e técnicos para que o trabalho possa se expandir e garantir alimentos saudáveis na mesa das famílias mais vulneráveis do bairro Paranaguamirim”, diz o padre Dulcio de Araujo.

“A orientação é que os moradores que tiverem interesse em implantar as hortas façam contato primeiro com as associações dos bairros ou com igrejas. São essas entidades constituídas que vão fazer o convênio com a UDR. Nesse convênio estarão definidas as responsabilidades de cada um. A UDR vai entrar com a assistência técnica, algumas sementes e auxílio de máquinas para preparar o terreno”, detalha Fernando Bade, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Entre os principais objetivos do Programa Plantando Saúde estão o resgate do vínculo dos moradores dos bairros com a terra; fomentar a prática da horticultura nos diversos bairros; promover a oferta de alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis principalmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar; promover a inclusão social; além de aproveitar espaços públicos ou privados ociosos com a possibilidade de atividade produtiva; e despertar o senso comunitário.