Prefeitura de Joinville retira 10 toneladas de resíduos das margens do rio Comprido e planta árvores durante a Semana dos Rios

Publicada em 26/11/2025 às 18:00
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Como parte da programação da Semana dos Rios, que segue até o próximo sábado (29/11), a Prefeitura de Joinville realizou nesta quarta-feira (26/11) uma ação de limpeza e plantio de mudas nas margens do rio Comprido, no Comasa.

Servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e voluntários realizaram a limpeza da margem, retirando lixo descartado incorretamente no local. Garrafas de vidro, embalagens vazias de alimentos, restos de obras, pilhas e até móveis queimados estavam espalhados na vegetação.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), que realizou a remoção de resíduos de construção civil que haviam sido descartados irregularmente no local. Ao todo, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de resíduos.

A gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama, Magda Villanueva Franco, alerta sobre a importância de cuidar dessa mata.

“Manter as margens limpas, sem jogar lixo, impacta diretamente na prevenção das enchentes. Essa vegetação, que se chama vegetação ripária, tem essa função de estabilização e proteção das margens. Ela é essencial para o desenvolvimento da fauna e a melhoria da qualidade ambiental e, inclusive, da vida das pessoas, já que atua no oxigênio e na temperatura”, explica a gerente.

Além da remoção do lixo descartado de forma incorreta, também foram plantadas mudas de árvores nativas, como araçá, guabiroba e grumixama, nas margens do rio.

Fernando Blasius foi um dos voluntários da ação de limpeza e plantio de mudas nas margens do rio Comprido.

“Plantando mais árvores, acredito que o povo irá cuidar mais. Se tiver uma árvore, o morador vai zelar para que uma pessoa não venha aqui e jogue lixo bem em frente de sua casa. E essas árvores vão ajudar também na questão das cheias”, diz Fernando, que mora no Comasa há 39 anos e integra a Associação de Moradores do bairro.

A ação foi promovida em parceria com os Conselhos Locais de Saúde CAIC e Comasa, Conselhos de Segurança Comasa e Espinheiros e Associação de Moradores da Entrada do Espinheiros (AMESP).

A Semana dos Rios segue até o próximo sábado (29/11), com atividades exclusivas para estudantes e atrações abertas ao público, como exposição, distribuição de mudas, ações educativas e de limpeza.

Confira a programação completa da Semana dos Rios de Joinville

Até 28 de novembro, das 8h às 17h
“Fritzstein: o que me resta é arte”, exposição de escultura concebida para comportar resíduos descartados, despertando reflexão sobre a transformação de resíduo em arte e a sensibilização para descarte adequado
Centro de Atendimento ao Cidadão (rua Dr. João Colin, 2719, Santo Antônio)
Instituição: Galocha Amarela Produções
Aberto ao público

27 de novembro (quinta-feira), 14h
Visita ao Parque Natural Municipal Caieira. Trilha interpretativa sobre fauna, flora, rios e aspectos arqueológicos do parque
Parque Caieira, rua Waldemiro Rosa, 1636, Adhemar Garcia
Público-alvo: alunos da Escola Aldeia do Sol

28 de novembro (sexta-feira), das 9h às 12h
Distribuição de mudas de árvores nativas por meio do Programa Adote Uma Árvore
Centro de Atendimento ao Cidadão (rua Dr. João Colin, 2719, Santo Antônio)
Aberto ao público

29 de novembro (sábado), das 9h às 12h
Ação educativa do Projeto Piava para conscientização dos cuidados em banhos de rios e descarte adequado de resíduos nesses locais.
Início da Estrada Quiriri
Instituições: Defesa Civil de Joinville, Companhia Águas de Joinville, Bombeiros Voluntários de Joinville e Departamento de Trânsito (Detrans)
Aberto ao público

29 de novembro (sábado), 9h
Ação de limpeza do mangue Estevão de Matos
Rua Adelaide Maria Vieira, 728, Estevão de Matos
Instituição: Amigos do 62° BI
Público-alvo: moradores do bairro Estevão de Matos

Compartilhe

Skip to content