Prefeitura de Joinville reforma Ponte do Pico, que passará a ser de concreto

Publicada em 25/07/2023 às 13:24
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Unidade de Desenvolvimento Rural - SDE.UDR

Nesta terça-feira (25/7), quando é comemorado o Dia do Colono e da Agricultura Familiar, a região rural de Joinville recebeu a confirmação de mais um investimento. O prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin acompanhados de secretários municipais, vereadores e deputado estadual, entregaram a Ordem de Serviço para a reforma da Ponte do Pico, em Pirabeiraba.

A atual estrutura, que é de madeira, passará a ser de concreto armado, o que vai garantir mais segurança para os usuários e uma capacidade maior para o tráfego de caminhões. A notícia animou o produtor rural Lourival Meira dos Anjos, que há mais de 30 anos utiliza a ponte para escoar a produção de aipim, pupunha e banana.

“Essa obra, pra nós, é muito boa, porque a ponte como está, não pode passar uma carga mais pesada, só carro pequeno. Com essa obra vai ficar bom, vai ficar 100%”, comemora o agricultor.

“Estamos fazendo um grande investimento nas pontes da área rural. Essa requalificação da Ponte do Pico é fundamental porque vai trazer mais segurança para a região. Essa é uma área que temos dezenas de propriedades que atuam no turismo rural e na agricultura familiar. Outro exemplo é a Ponte da Estrada Quiriri, onde a Prefeitura está construindo uma nova estrutura”, comenta o prefeito Adriano Silva.

A Ponte do pico tem extensão de 55 metros e a largura atual é de quatro metros. Com a obra, ela ficará com 5,5 metros de largura. A estrutura contará com duas pistas para veículos e dois passeios para pedestres, além de dois guarda-corpo. O investimento será de R$ 679 mil, provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Rodrigo Coelho.

“Como vamos fazer a substituição do tabuleiro, que é a parte superior da ponte, nós também vamos aproveitar para ampliar a largura e trazer mais mobilidade para a região”, diz o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

A cerimônia para a entrega da Ordem de Serviço ocorreu no Recanto do Gil. O presidente da Câmara de Vereadores, Diego Machado, relembrou que, com o prefeito Adriano, estiveram nesse mesmo local ouvindo as demandas dos moradores e que a reforma da Ponte do Pico estava entre as solicitações. “Nós colocamos duas obras dessa região da SC-418 como prioridade, uma delas a Ponte do Quiriri e a outra a Ponte do Pico. As duas agora com Ordem de Serviço entregues”, completa Diego.

Serviços oferecidos pela UDR

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade, reforçou os serviços que são oferecidos aos produtores rurais por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural. Atualmente, os empreendedores podem contar com oferta de qualificação e formação, mas também com o serviço de mecanização dentro das propriedades, Feira Direto do Campo, Serviço de Inspeção Municipal, e a orientação de técnicos especializados.

“Quem ainda não conhece os nossos serviços, pode procurar a UDR e se informar sobre como participar”, conclui o secretário.