Prefeitura de Joinville recebe técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento

Publicada em 18/10/2023 às 18:28
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Nesta semana, técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estão em Joinville realizando estudos preliminares sobre o parque linear Porto Cachoeira. Integrantes da AFD e consultores contratados pela Agência realizaram workshop sobre drenagem sustentável e soluções baseadas na natureza, além de visitas em campo.

A Prefeitura de Joinville está pleiteando no Governo Federal um financiamento junto à AFD. Com esses recursos, o plano é construir o parque linear Porto Cachoeira, projetos habitacionais, entre outras ações.

Na manhã desta quarta-feira (18), profissionais e consultores da AFD, e técnicos da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) estiveram na Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), para conhecerem mais detalhes do Porto Cachoeira.

Segundo Rogério de Paula Barbosa, gerente de projetos sênior da AFD, o Porto Cachoeira e as demais ações que estão dentro da proposta de financiamento englobam um projeto que trará qualidade de vida e negócios para Joinville.

“Isso é uma parte importante do nosso trabalho: trazer a qualidade de vida, melhorar as condições socioeconômicas, com sustentabilidade. Estamos agora estruturando como pode ser esse projeto. Esse é um apoio que já estamos oferecendo à Prefeitura por acreditarmos que é um projeto que tem um grande potencial de gerar impactos positivos”, afirma Rogério.

Para Rogério, outra grande benesse do projeto é a redução e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Essa é a principal agenda da AFD. Operamos em todo o mundo tentando reduzir esses impactos. A criação de um parque linear, por exemplo, é uma forma de reduzir o calor dentro de uma cidade”, explica o gerente de projetos.

Paulo Henrique Klein, diretor executivo da Sepur, aponta que a AFD poderá trazer também contribuições em ações de micro e macrodrenagem.

“Joinville está no nível do mar. Temos cheias até em dias que não há chuva, por causa da maré. O apoio técnico da AFD poderá nos ajudar a criar dispositivos de infraestrutura que mitiguem os efeitos, com formas mais simples de controle das cheias”, diz Paulo.

Durante a semana, a AFD também realizou visitas técnicas na Secretaria da Habitação, onde discutiram projetos habitacionais. “Nosso trabalho será de modelar habitações de caráter social, buscando construções com uma maior eficiência energética e menor impacto ambiental”, informa Rogério de Paula Barbosa.

“Essa colaboração com a Agência Francesa de Desenvolvimento reafirma o compromisso da Prefeitura com projetos e ações que melhoram a condição de vida dos joinvilenses”, afirma o secretário de Habitação de Joinville, Rodrigo Andrioli.