Prefeitura de Joinville realiza mutirão de microchipagem de cães e gatos no bairro João Costa

Publicada em 17/08/2026 às 10:20
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Prefeitura de Joinville realiza mutirão de microchipagem de cães e gatos no bairro João Costa

A Prefeitura de Joinville, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), promove um mutirão de microchipagem para cães e gatos no próximo sábado (22/8), no bairro João Costa. A ação será realizada das 8h às 16h, na Escola Municipal Professor João Bernardino da Silveira Júnior (rua João da Costa Júnior).

O mutirão é destinado aos moradores dos bairros Boehmerwald, Fátima, Itaum, Jarivatuba, João Costa, Petrópolis e Parque Guarani. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, e os tutores devem levar os pets até a escola portando documento de identificação pessoal (como RG ou CNH) e comprovante de residência atualizado.

Os animais microchipados também poderão receber a vacina contra a raiva, desde que sejam considerados aptos após avaliação médico-veterinária realizada no local. Os tutores dos animais microchipados no mutirão também poderão obter encaminhamento para o procedimento de castração, que será realizado posteriormente, em outra data e local.

“Orientamos que os tutores levem seus animais no mutirão porque, além de receberem a microchipagem e o encaminhamento para castração, ainda vão imunizar os seus animais com a vacina antirrábica, que é anual, garantindo essa proteção aos seus animais”, reforça a gerente do CBEA, Elisabet de Sousa Mendes.

A microchipagem, a aplicação da vacina e o encaminhamento para castração são realizados sem custos para os moradores.

Microchipagem em animais de estimação é obrigatória por lei

Em Joinville, a microchipagem de animais de estimação é obrigatória desde 2025, conforme a Lei nº 9.926. A legislação atribui aos tutores a responsabilidade pela microchipagem e determina que o procedimento seja realizado em até 15 dias após a adoção do animal.

O microchip contém uma numeração associada aos dados do tutor. Dessa forma, caso um animal seja encontrado após fugir ou se perder, é possível escanear o microchip e ter acesso ao contato do responsável por ele, facilitando o reencontro.

Os mutirões promovidos pelo CBEA são uma oportunidade para que os responsáveis cumpram a exigência legal e contribuam com o bem-estar e proteção dos seus pets. O dispositivo tem dimensões semelhantes às de um grão de arroz e não causa sofrimento ou desconforto ao animal.

Após a microchipagem, o tutor deve evitar passar a mão na região onde o microchip foi implantado por cerca de seis horas e o animal não deve ser banhado por sete dias.

As atividades do CBEA são operacionalizadas pela clínica veterinária OrtoVet, que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais. A ação de microchipagem também conta com a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc.

Compartilhe

Acessar o conteúdo