Prefeitura de Joinville realiza mutirão contra a dengue no Boa Vista e recolhe 10,2 toneladas de lixo e entulhos

Publicada em 08/04/2024 às 11:03
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

No sábado (6/4), a Prefeitura de Joinville realizou mais uma edição do mutirão contra a dengue, com ações no Boa Vista, um dos três bairros com maior número de casos confirmados de dengue e de focos do mosquito Aedes aegypti.

Durante toda a manhã, as equipes e voluntários realizaram cerca de 1 mil visitas, sendo 880 residenciais, 78 em estabelecimentos comerciais, 21 terrenos baldios e outras em locais diversos.

Como resultado do trabalho, foram retiradas 10,2 toneladas de materiais, incluindo lixo e entulhos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Em 88 imóveis, foi realizado o tratamento em depósitos fixos, tais como caixas de passagem e piscinas sem o tratamento adequado. Também foi aplicado fumacê em 180 residências e inseticida em dois ferros velhos.

De acordo com o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville, Anderson da Silva, além dos procedimentos, os mutirões intersetoriais têm o objetivo de promover a conscientização da população com o roteiro do “10 Minutos contra a Dengue” e levar o serviço de educação em zoonoses, especialmente em relação ao mosquito da dengue.

“É preciso que as pessoas entendam a gravidade da dengue e o seu papel no combate à doença. O Poder Público não consegue eliminar o mosquito sozinho e cada um deve fazer a sua parte, cuidando do seu quintal, orientando seus amigos, vizinhos e familiares e eliminando o maior número possível de locais que possam acumular água”, alerta o gerente.

A ação multissetorial teve a participação das equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, da Unidade Básica de Saúde da Família Bakhita, Conselho Municipal da Saúde, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Defesa Civil de Joinville e Unidade Regional de Obras Leste. Também contribuíram o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Grupo de Resgate em Montanhas, 62º Batalhão de Infantaria, Polícia Civil e Polícia Militar.