Prefeitura de Joinville realiza limpeza de mais de 155 km de rios, valas e canais

Publicada em 20/12/2021 às 17:48
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e das Subprefeituras, já realizou este ano a limpeza de mais de 155 quilômetros de rios, valas e canais. Este trabalho de prevenção é feito, em grande parte, na área urbana de Joinville.

O desassoreamento é feito de duas formas: manual (24,5 quilômetros) e mecanizada (130,7 quilômetros). A manual ocorre em locais sem acesso para as máquinas, a exemplo das áreas centrais, onde os locais ficam próximos a casas e prédios.

Segundo o coordenador de drenagem da Seinfra, Fábio de Oliveira, o desassoreamento tem a função de dar continuidade ao fluxo das águas. “Todo rio tem uma calha. Com o passar do tempo, a vegetação e a própria areia, vão caindo dentro da calha do rio. Então, realizamos essa desobstrução para evitar enchentes”, explica o coordenador.

O trabalho de limpeza de rios, valas e canais também remove o lixo jogado de forma irregular. “Não adianta só limpar os rios e as valas ficarem obstruídas, elas também podem dificultar o escoamento quando há chuva intensa”, pontua Fábio.

Alex Antônio Mendes, 45 anos, comemora a limpeza das valas do Rio Águas Vermelhas, no Vila Nova. “A manutenção periódica é muito boa, porque em Joinville chove muito e o Vila Nova é uma região complicada. O trabalho das máquinas aqui ajuda a evitar o perigo das enchentes, a água escoa melhor, e ajuda nos problemas dos mosquitos, ficamos mais tranquilos. A parte estética também melhora. É um trabalho que a gente realmente precisa”, diz o morador.

Todo o material retirado dos rios é recolhido depois desses resíduos passarem 24 horas decantando. Essa medida evita que a vegetação e a areia soltem água durante o transporte.