Prefeitura de Joinville realiza limpeza de 300 km de rios, valas e canais

Publicada em 25/01/2023 às 17:47
Relacionado a:

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizou a limpeza manual e mecanizada de 300 quilômetros de rios, valas e canais em Joinville, nos últimos dois anos. As ações resultaram na retirada de 30 mil toneladas de resíduos com a limpeza manual, além de cerca de 100 mil metros cúbicos de material de desassoreamento com a limpeza mecanizada.

São milhares de toneladas de entulhos, vegetação e lixo. Todo esse material retirado das águas contribui para evitar enchentes e inundações na cidade. O trabalho da limpeza de rios e canais é realizado e fiscalizado pela Unidade de Drenagem da Seinfra.

A unidade realiza a manutenção e a limpeza constantemente para dar vazão e fluxo das águas. “Quando chove, todo o material, como areia e saibro, vai pra microdrenagem que leva para o rio ou canal, causando o assoreamento. Se não for feita essa limpeza, o rio enche com esse material, o que diminui a calha do rio, cabe menor volume de água e esse volume extrapola, causando alagamento”, explica o engenheiro civil da Unidade de Drenagem, Eduardo Mendes.

O desassoreamento é feito de duas formas: manual e mecanizada. A limpeza manual ocorre em locais sem acesso para as máquinas, como nas áreas centrais, onde os rios e valas ficam próximos a casas e prédios. No caso da limpeza mecanizada, são utilizadas máquinas como escavadeiras, retroescavadeiras e equipamentos hidráulicos. Joinville tem aproximadamente 700 km de rios e valas. Na área urbana, são em torno de 200 km.

O trabalho de limpeza de rios, valas e canais também remove o lixo jogado de forma irregular. “Encontramos de tudo o que se pode imaginar, desde sofás, resto de material de construção, até eletrodomésticos grandes como geladeiras. Muitas vezes, a população joga esse material em terrenos baldios perto de rios. Quando chove, acaba indo para o rio e entope a galeria”, explica Eduardo.

Todo o material retirado dos rios é recolhido e depois esses resíduos passam 24 horas decantando. Essa medida evita que a vegetação e a areia soltem água durante o transporte. É preciso destinar o resíduo no lugar correto. Em casos de descarte de materiais como móveis, é só agendar com a Ambiental (ambiental.sc), deixar na porta da sua casa na data marcada e a concessionária recolhe.

Está na programação da Unidade para os próximos dias, a limpeza de trechos dos rios Guaxanduva, Mirandinha, Bom Retiro, Itaum Mirim, Cachoeira, Bucarein e Itaum, além de valas nas ruas Zenaide Santos de Souza e Atílio Domingo Sdrigotti.

Cadastro Técnico de Infraestrutura

Outra iniciativa implantada nos últimos dois anos na Seinfra foi a consolidação do Cadastro Técnico de Infraestrutura. Tudo o que é feito na parte de engenharia, em todas as unidades da secretaria, é registrado no cadastro técnico.

“Todas as informações são repassadas, todos os números, o que foi feito, o que foi retirado, qual volume, com fotos, data. Com isso, temos o acompanhamento de como a obra ou manutenção está evoluindo”, detalha o engenheiro responsável pela Unidade de Drenagem.

Entre os benefícios do Cadastro Técnico estão controle, gestão e informação para tomada de decisões.