Prefeitura de Joinville realiza capacitação e apresenta cartilha sobre animais silvestres

Publicada em 11/11/2022 às 17:25
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama), realizou nesta sexta-feira (11/11) uma capacitação sobre resgate de animais silvestres e apresentação da cartilha “Encontrei um animal silvestre, e agora?”.

Desenvolvida pela SAMA, a cartilha está disponível também no site da Prefeitura e traz dicas e informações sobre como o cidadão deve proceder caso encontre um animal silvestre perdido ou ferido. O material também aborda como solicitar resgate em situações de emergência e como conviver com esses bichinhos nos centros urbanos.

Participaram da capacitação, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Unisociesc, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Ministério Público Estadual. O objetivo do evento foi alinhar o procedimento no manejo das espécies silvestres para dar mais agilidade no atendimento desses animais.

Técnicos do IMA, Sama e da Unisociesc abordaram temas como a destinação de animais silvestres resgatados e os órgão responsáveis. No final, uma mesa redonda foi aberta para discussão e dúvidas sobre os assuntos apresentados.

A cartilha também traz orientações para casos em que haja animais silvestres na pista, nas estradas ou rodovias; e o que fazer ao encontrar um desses bichinhos em casa.

Como dicas especiais, a publicação destaca a coleta e o descarte adequados do lixo como prevenção para atrair animais silvestres; bem como o plantio de árvores frutíferas comuns no ecossistema da região, como pitanga, araçá, grumixama, jerivá e jabuticaba, que servem de alimento para várias dessas espécies.

A presença de animais silvestres, como gambás, macacos, capivaras e quatis, é cada vez maior nos centros urbanos, devido à redução das áreas de mata da região e à escassez de alimentos.

Anualmente, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS), em Florianópolis, atende cerca de 4 mil animais de várias espécies. Lá, eles recebem atendimento, são avaliados, reabilitados e, geralmente, encaminhados para soltura.

Como solicitar resgate

Em Santa Catarina, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) é o órgão responsável pelo resgate de animais silvestres feridos. O contato pode ser feito pelo e-mail gbio@ima.sc.gov.br. Resgates podem ser solicitados pelo WhatsApp (48) 98808-3372, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A mensagem deve conter nome completo, CPF, endereço do local da ocorrência, e se possível, fotos do animal. Casos de extrema urgência, fora do horário comercial, devem ser encaminhados para a Polícia Militar, pelo número 190.