Prefeitura de Joinville realiza 5,4 mil cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em 2022

Publicada em 06/01/2023 às 11:21
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

O Centro de Bem Estar Animal de Joinville (CBEA) realizou no ano passado 5.418 cirurgias de castração gratuitas em cães e gatos. O investimento com esses procedimentos cirúrgicos foi superior a R$ 1,4 milhão. Além disso, foram investidos mais de R$ 1,8 milhão, em cerca de 11 mil procedimentos como cirurgias, fisioterapia, quimioterapia, curativos, internação, radiografia, transfusão de sangue, exames de imagens, entre outros.

“Em comparação com os últimos três anos, em 2022, investimos cerca de R$ 400 mil a mais em castrações. São em média 450 cirurgias por mês. Isso demonstra comprometimento crescente das políticas públicas do município com o controle populacional de animais”, avalia Elisabet de Sousa Mendes, gerente do CBEA.

No último ano, o CBEA recebeu e atendeu 1.560 novos animais. Desses, cerca de 400 continuam recebendo tratamento clínico em lares temporários. O custo desses atendimentos é de aproximadamente R$154 mil por mês.

Durante o ano de 2022, foram feitos cadastramento e microchipagem de 1.217 animais, em cinco mutirões, além de microchipar outros 1.453 animais em clínicas conveniadas, totalizando 2.670.

Outra ação implantada pela equipe do CBEA é a realização de feiras de adoção. Em 2022, foram 13 presenciais, além da virtual que é permanente, no site da Prefeitura de Joinville. “A ideia é estimular a adoção de animais acolhidos pela unidade e orientar a respeito da posse responsável. Com as feiras, a população tem mais contato com os animais, o que aumenta a chance de adoção”, reforça a gerente.

É possível conferir os animais que estão para adoção a qualquer momento, pela feira virtual “Adote um amigo” (bit.ly/adote_amigo). No site da Prefeitura de Joinville, o interessado pode conferir fotos e descrição do comportamento e personalidade de cada animal. Depois, é só preencher um formulário e a equipe entrará em contato.

A sede do CBEA recebeu melhorias de estrutura no último ano. Foram instaladas novas baias de alojamento para os animais, além de um “parcão” para recreação e passeio dos residentes no abrigo transitório.

“As melhorias de infraestrutura são de suma importância, não somente para o aumento da capacidade de atendimento do CBEA à população, mas principalmente como meio de garantir o bem-estar dos animais alojados, dado o longo período que alguns permanecem na unidade”, diz Elisabet.

A equipe também realiza ações de conscientização sobre a posse responsável de animais nas escolas. Os alunos têm contato com os animais que vão até a escola com os técnicos. Depois, eles recebem orientações sobre as necessidades e cuidados com os bichinhos. “Esse trabalho é fundamental para que o indivíduo se desenvolva com plena consciência de seus deveres e direitos para com a vida de um pet”, explica a gerente.

O Centro de Bem Estar Animal de Joinville atende animais que não possuem tutores e que estão em situação de risco de morte, feridos, que foram atropelados ou vítimas de violência.

Os animais atendidos pelo serviço que não foram vítimas de atropelamento, sofreram maus tratos, vivem nas ruas sem tutores e são portadores de doenças contagiosas, como tumores venéreos transmissíveis (TVTs), ou porque são animais mordedores e oferecem riscos à comunidade.