A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, por meio da Defesa Civil, passa a publicar no site da Prefeitura o relatório com o histórico de ocorrências registradas no município.
A publicação atende decisão da Lei Federal 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e atribui aos municípios a obrigatoriedade de manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos.
O Relatório de Histórico de Ocorrências de Desastres em Joinville será atualizado a cada nova ocorrência e pode ser consultado no link.
O relatório traz informações sobre ocorrências que ocasionaram ou não a decretação de situações de emergência ou calamidade pública. O documento detalha esses transtornos ou danos em Joinville desde 2008.
São ocorrências como alagamentos, vendavais, enxurradas, granizo, inundações, entre outras. O relatório também indica os bairros atingidos e as causas desses transtornos como tempestades, chuvas intensas, rajadas de vento, alta da maré, entre outros.
A publicação traz também um gráfico quantitativo, com números de eventos por mês e anos. Esses gráficos apresentam ocorrências divididas nas situações de normalidade, emergência e os que causaram danos humanos, como nos casos em que há desabrigados.
“Vamos fazer atualização sempre que houver ocorrências, havendo ou não necessidade de decretar situação de emergência. O principal benefício é criar uma fonte de dados oficial e atualizada e que serve de fonte de pesquisa para estudos, projetos, ações educativas”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.