Prefeitura de Joinville promove mutirão de microchipagem e castração nos dias 24 e 25

Publicada em 16/02/2024 às 09:29
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realizará os primeiros mutirões de microchipagem e castração de 2024. A microchipagem ocorrerá no sábado (24/2), das 8h às 16h, na Escola Municipal João Costa. E a castração será no mesmo local, domingo (25/2), a partir das 8h.

Os procedimentos são gratuitos. Para serem castrados no domingo (25/2), os cães e gatos devem passar obrigatoriamente pela microchipagem do sábado (24/2). O tutor pode optar apenas pela microchipagem.

“O pré-requisito para castrar seu animal no mutirão é ter microchipado no dia anterior. E quando tiver realizado esse procedimento, no sábado, poderão escolher entre fazer a castração em uma clínica conveniada, com agendamento posterior, ou já no domingo, na Escola João Costa”, explica a gerente do Centro de Bem-Estar Animal, Elisabet de Souza Mendes.

Para o mutirão de microchipagem, o tutor deverá levar o animal até a escola e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atual. O tutor receberá as instruções do pré-operatório para as castrações agendadas no domingo.

“Os tutores serão informados sobre o período de jejum do animal, o horário que precisam chegar na escola no domingo e todos os cuidados que devem tomar antes do procedimento”, aponta a gerente do Cbea.

O CBEA estará na Escola Municipal João Costa com o castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante.

Essa é uma das ações proporcionadas pela parceria da Prefeitura com a Clinicão, uma clínica veterinária que venceu a licitação e realiza os serviços veterinários, bem como transporte, plantão e manejo dos animais.

O CBEA também efetua castrações por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desse serviço e de microchipagem. Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no site da Prefeitura (https://bit.ly/castracaojoinville).