Prefeitura de Joinville promove mutirão de combate à dengue no bairro Nova Brasília

Publicada em 23/07/2025 às 17:31
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Em mais uma ação de prevenção e educação no combate à dengue, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um mutirão no bairro Nova Brasília, na sexta-feira (25), das 8h30 às 12h. Essa será a sétima ação de mutirão neste ano em Joinville. O ponto de encontro é na UBSF Nova Brasília (rua Bom Retiro, 152), às 8h.

Os mutirões têm o propósito de reforçar à população sobre a importância de manter uma rotina de cuidados nas residências para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

As ações são promovidas pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, com o apoio de Agentes Comunitários, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, 62º Batalhão de Infantaria e voluntários.

Durante a ação, equipes visitam residências e comércios e orientam sobre as formas de eliminação de depósitos que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito, eliminando-os quando encontrados. Também tratam depósitos que não podem ser eliminados, com aplicação de adulticida em pontos estratégicos, como ferros velhos e locais de reciclagem. Outra orientação são os cuidados de prevenção do check list do “10 Minutos contra a dengue”. Para conferir as orientações, basta acessar o site joinville.sc.gov.br/dengue.

“Mesmo não havendo aumento nos casos da doença, os cuidados para eliminar os possíveis criadouros dos mosquitos devem continuar, para manter a disseminação controlada em nosso município”, reforça Emerson Brites da Maia, coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville.

Até julho do ano passado, Joinville havia registrado mais de 80 mil casos de dengue e 83 mortes. Neste ano, são menos de mil casos e nenhum óbito registrado, resultado que pode ser atribuído a uma série de ações estratégicas no combate à dengue no município.

Nova Brasília é um dos bairros contemplados na segunda fase do Método Wolbachia

Outra ação do mutirão é orientar a população sobre a segunda fase do Método Wolbachia, onde o bairro Nova Brasília será um dos contemplados com a nova soltura dos Wolbitos. A segunda fase irá abranger 15 bairros e obter um alcance de 150 mil pessoas, chegando a 75% do município coberto pelo método. Em 2024, a primeira fase contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.

Natural, autossustentável e sem qualquer modificação genética, o método introduz a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos da natureza e inofensiva aos humanos, nos mosquitos Aedes aegypti.

A segunda fase do Método Wolbachia vai atender os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão.

Nas próximas semanas, será anunciada a programação de início da soltura dos Wolbitos. Esse trabalho envolve a equipe da Wolbito do Brasil e da Vigilância Ambiental. A periodicidade será semanal, em períodos e locais determinados e veículos identificados.

Compartilhe

Skip to content