Prefeitura de Joinville passa usar ‘gov.br’ como alternativa de login em serviços digitais

Publicada em 18/08/2023 às 12:58
Relacionado a: Secretaria de Administração e Planejamento - SAP

Nos próximos dias, usuários de serviços digitais da Prefeitura de Joinville vão perceber uma novidade na forma de acesso. O ‘gov.br‘, utilizado para login nos serviços do Governo Federal, vai passar a ser usado também em sistemas da Prefeitura de Joinville.

O ‘gov.br‘ é uma identificação de segurança gratuita em meios digitais já utilizada para acessar sistemas como Conecte SUS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito e Serviços da Receita Federal, como a declaração de Imposto de Renda.

Usuários do aplicativo Joinville Fácil, do Autosserviço (sistema Accounts) e Sistema Aprova vão poder utilizar o mesmo usuário (login) e senha do ‘gov.br‘. A novidade elimina a necessidade de certificação no sistema da Prefeitura, uma vez que serão considerados os níveis de acesso do ‘gov.br’.

“Com o login unificado, garantimos mais agilidade e segurança para que os joinvilenses possam acessar os serviços digitais, sem a necessidade de certificação da assinatura por parte da Prefeitura”, afirma a gerente Marelice Nickel, da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP).

A forma atual de login também permanecerá ativa, mas, uma vez que o usuário acesse com as credenciais do ‘gov.br‘, ele não voltará a utilizar as informações de login da Prefeitura. Vale lembrar que o ‘gov.br’ conta com tecnologias como biometria e reconhecimento facial.