Prefeitura de Joinville participa de Operação Produtos Perigosos Serra Segura SC

Publicada em 01/09/2021 às 19:00
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Prefeitura de Joinville participou, nesta quarta-feira (1º/9), da Operação Produtos Perigosos Serra Segura SC. Agentes da Defesa Civil de Joinville e fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e da Vigilância Sanitária atuaram junto com a Polícia Rodoviária Estadual, Defesa Civil do Estado, Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os veículos que foram parados na ação tiveram seus documentos verificados, a documentação da carga vistoriada e também as suas condições mecânicas analisadas. Um dos caminhões averiguados estava com os freios danificados, o que poderia ter causado um acidente na descida da Serra Dona Francisca, que é Área de Proteção Ambiental (APA). Na região estão situadas as Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão e Piraí.

“A operação é vital para que veículos com cargas perigosas não desçam a serra com problemas mecânicos e causem um grande desastre ambiental em Joinville”, informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Marnio Luiz Pereira.

Segundo Michel Gessner Ribeiro, da equipe de fiscalização da Sama, um acidente com cargas perigosas na Serra Dona Francisca, pode comprometer gravemente o abastecimento de água em Joinville. “Cerca de 70% da nossa água é coletada na ETA do Cubatão. Por isso, o grupo gestor da APA está aqui presente na operação. Um acidente na Serra Dona Francisca também traz prejuízos para fauna e flora da região”, explica Gessner.

A Defesa Civil do Estado participou da ação com a gerência de produtos perigosos. “Somos parceiros de todo o tipo de fiscalização que previna possíveis acidentes. A atuação da Prefeitura de Joinville nesta operação é exemplar”, diz Renato José Silva, gerente de produtos perigosos da Defesa Civil.