Prefeitura de Joinville participa da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade

Publicada em 20/07/2023 às 10:34
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), participou na quarta-feira (19/7), em São Paulo, da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade (FIEE).

A convite da Agência Aeroespacial Alemã (RDL), o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira, e o gerente de mobilidade e acessibilidade, Felipe Tiburcio, apresentaram a experiência de Joinville na utilização do software de simulação de tráfego SUMO.

Joinville, em uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a RDL (criadora do SUMO), tornou-se a maior utilizadora do software na América Latina.

“O maior número de aplicações reais desse software na gestão da mobilidade urbana na América Latina ocorre aqui em Joinville. Com esta oportunidade, abrimos novas fontes de relacionamento com esse instituto de desenvolvimento tecnológico tão importante”, explica Marcel.

O SUMO é parte da tecnologia usada em aplicativos como o WAZE e Google Maps, já utilizados pela Prefeitura. “O uso do Sumo foi uma evolução que ocorreu nessa gestão. É um orgulho para nós que nosso trabalho com ele chamou a atenção dos próprios criadores do software, a Agência Aeroespacial Alemã”, afirma o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville.