Prefeitura de Joinville participa da 10ª edição da Semana do Lixo Zero

Publicada em 20/10/2023 às 17:51
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A programação da 10ª edição da Semana do Lixo Zero começou nesta sexta-feira (20), com o apoio da Prefeitura de Joinville. A abertura foi realizada durante a manhã, com a premiação da 2ª Gincana do Lixo Zero, que envolveu alunos de 23 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino de Joinville.

Desde agosto, as crianças participaram de sete atividades e uma tarefa relâmpago envolvendo os 5 R’s da sustentabilidade: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar. As quatro unidades finalistas foram premiadas no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Joinville.

No primeiro lugar, houve um empate entre os CEIs Célio Gomes de Oliveira e Felícia Cardoso Vieira, com 21.750 pontos. A Escola Otto Ristow Filho ficou na segunda colocação, com 21.650 pontos, enquanto a Escola Fritz Benkendorf terminou em terceiro lugar, com 21.600.

Para o diretor executivo de Formação e Inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, a Gincana do Lixo Zero é uma forma de mobilizar a comunidade escolar em torno do meio ambiente e sensibilizar ainda mais pessoas para construir um território com mais qualidade de vida para todos.

“A educação ambiental está inserida de forma transversal no currículo da rede. Durante todo o ano, são desenvolvidas atividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos e de preservação ambiental”, complementa.

Outra ação da Prefeitura na 10ª edição da Semana do Lixo Zero é o apoio, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), nos mutirões de limpeza. A Seinfra disponibilizará caçambas para recolhimento e destinação final dos resíduos. A colaboração das secretarias de Comunicação e de Meio Ambiente foram materializadas em uma campanha educativa.

Visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba

A Companhia Águas de Joinville irá participar da Semana Lixo Zero promovendo uma visita monitorada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, a maior do Estado de Santa Catarina.

Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da ETE. Além disso, será realizada uma apresentação para sensibilizar sobre o bom uso da rede, mostrando os resíduos que são lançados indevidamente na rede coletora de esgoto e chegam à estação.

A visita será realizada no dia 26 de outubro, com duas opções de horário, às 9h30 e às 14h30. As inscrições são limitadas: há 20 vagas em cada horário. A ETE está localizada na rua Rio Velho, no Paranaguamirim.

A idade mínima para participar é de 10 anos completos, sendo obrigatória a presença dos pais ou responsáveis para menores de idade. Para participar, basta se inscrever por meio do formulário on-line.