Prefeitura de Joinville oferece cursos gratuitos para produtores rurais

Publicada em 10/09/2021 às 18:45
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

Produtores e trabalhadores da área rural que buscam capacitação em diferentes áreas, poderão participar, no mês de setembro, dos cursos gratuitos realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br. Informações adicionais podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, pelos telefones (47) 3424-1188 (manhã) e (47) 3424-1177 (tarde).

As aulas serão ministradas na sede da UDR e da Epagri, na Rodovia SC 418, 271, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. O transporte e a alimentação são responsabilidade de cada participante.

Os cursos gratuitos para produtores rurais acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

– Processamento de Carne de Frango
Data: 20 e 21 de setembro (segunda e terça-feira)
A importância do processamento e transformação de alimentos; segurança alimentar; processamento de embutidos, reestruturados, fermentados e curados.

– Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA)
Data: 29 de setembro (quarta-feira)
Defesa sanitária, cadastro da propriedade e de animais na CIDASC, endereço eletrônico, movimentação de animais, saída/entrada e impressão de e-GTA.

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural
Data: 30 de setembro (quinta-feira)
Responsabilidade, operação, impressão e relatórios da nota fiscal eletrônica do produtor rural.

Lista de espera

Também no mês de setembro, a Unidade de Desenvolvimento Rural da SAMA vai realizar os cursos de Confeitaria (13 e 14/9) e Beneficiamento e Conservação de Pescados (27 e 28/9).

As vagas para essas capacitações estão esgotadas, mas os interessados poderão entrar em contato com a UDR e se inscrever na lista de espera para as próximas edições.