Prefeitura de Joinville oferece cursos gratuitos para produtores rurais em junho

Publicada em 19/05/2022 às 13:07
Relacionado a:

No mês de junho, a Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), oferece nova programação de cursos gratuitos direcionados a produtores e trabalhadores rurais.

As aulas serão ministradas na sede da UDR/SAMA (Rodovia SC 418, 271 – Escola Agrícola, Pirabeiraba), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Podem participar pessoas a partir de 18 anos que residam ou trabalhem na área rural de Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br, ou pelos telefones (47) 3424-1188, (47) 3424-1177 e (47) 99250-8206.

Os cursos gratuitos para produtores rurais acontecem em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Joinville e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC).

Agenda de cursos

– Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Agroindústrias
Quando: 2 e 3/6
Princípios de boas práticas de manipulação de alimentos, controle de pragas e doenças, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), legislação, registro, edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios adequados.

– Derivados de Leite
Quando: 2 e 3/6
Importância do processamento de leite, segurança alimentar, processamento de derivados de leite: queijos mussarela, minas frescal, colonial, quark, petit suisse, requeijão, requeijão cremoso, ricota, manteiga, nata, iogurte, bebida láctea, doce de leite, leite condensado e geleia de soro aromatizada.

– Administração Rural – Formas Associativas no Meio Rural
Quando: 6 e 7/6
Comportamentos, conceitos, valores, princípios, membros, participação, tipos, constituição, administração e dissolução das organizações associativas.

– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural
Quando: 8/6
Responsabilidade, operação, impressão e relatórios da nota fiscal eletrônica do produtor rural.

– Instalação e Manutenção de Redes Elétricas
Quando: 8 e 9/6
Importância da eletricidade na atividade rural, conceitos básicos em eletrificação rural, cálculo de potência real e aparente de aparelhos elétricos, redes primárias e secundárias de baixa tensão, eletrificação de circuitos e instalações, instalação e manutenção de redes elétricas.

– Emissão de Guias de Trânsito Animal (eGTA) e Emissão de Guias de Origem de Produtos Vegetais
Quando: 9/6
Defesa sanitária, cadastro da propriedade e de animais na CIDASC, endereço eletrônico, movimentação de animais: saída/entrada e impressão de e-GTA, rastreamento dos produtos de origem vegetal.

– Inclusão Digital – Iniciação à Informática (1a etapa)
Quando: 14 e 15/6
Introdução à informática, como utilizar o computador e seus periféricos, introdução aos aplicativos BrOffice – editor de texto e planilha eletrônica, internet e navegação na web.

– Apicultura – Aumento da Produtividade do Mel
Quando: 22 e 23/6
Alimentação de abelhas de acordo com as necessidades nutricionais, clima e época; identificação das principais doenças apícolas e seus efeitos na criação; capacidade de postura das abelhas rainhas; substituição das abelhas rainhas e coleta do mel.