Prefeitura de Joinville limpou mais de 330 km de rios e valas desde 2021

Publicada em 24/04/2023 às 18:11
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Desde o início de 2021, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) fez a limpeza em 332 km de rios, valas e canais. Só nos primeiros três meses deste ano, já foram 32 mil metros de rios e valas que receberam a benfeitoria.

Moradora do bairro Costa e Silva há 15 anos, a almoxarife Liliam Pereira Lima Narloch relata o quanto esse trabalho tem ajudado a diminuir os alagamentos perto do rio Walter Brandt, que passa na rua Conrado de Mira e deságua no rio Cachoeira. Ela conta que a equipe da Seinfra fez a limpeza há alguns meses e de lá pra cá, a rua nunca mais encheu com as chuvas.

“Antes, nossa rua alagava muito. Moro em frente a uma escola e os pais tinham dificuldade de buscar os filhos quando chovia. Com a limpeza que fizeram, a vazão da água melhorou. Percebemos a diferença logo nas primeiras chuvas. Nunca mais encheu, foi uma melhoria muito boa para nós aqui”, conta Liliam.

Há áreas em Joinville que tendem a sofrer com a influência da maré ou que são mais propícias a situações de alagamento. Porém, o trabalho de limpeza nos rios e valas faz com que a água escoe melhor pelo curso natural.

“Quando chove, todo o material, como areia e saibro, vai pra microdrenagem que leva para o rio ou canal, causando o assoreamento. Se não for feita essa limpeza, o rio enche com esse material, o que diminui a calha do rio, cabe menor volume de água e esse volume extrapola, causando alagamento”, explica o engenheiro civil da Unidade de Drenagem, Eduardo Mendes.

Durante o ano passado, foram retiradas 20 mil toneladas de entulhos, vegetação e lixo de rios, valas e canais. O trabalho é feito com máquinas e também manualmente. Boa parte do entulho encontrado nos rios é descartado pelos próprios moradores. A Ambiental, concessionária que presta o serviço de coleta de resíduos em Joinville faz o recolhimento de móveis, por exemplo, basta agendar pelo telefone (47) 3441-0400.

Neste ano, a Unidade de Drenagem da Seinfra trabalhou nos três primeiros meses nos bairros Nova Brasília, Anita Garibaldi, Petrópolis, Iririú, João Costa, Glória, Pirabeiraba, Aventureiro, Vila Nova, Bom Retiro, Centro, Fátima, Paranaguamirim, Floresta, Boa Vista, Jardim Iririú, Itinga, Parque Guarani, Comasa, Jardim Paraíso e Ulysses Guimarães.

Entre os rios que receberam a limpeza estão o Jaguarão, Itaum Mirim, Guaxanduva, do Ferro, Velho, Águas Vermelhas, Bucarein, Bupeva, entre outros.