Prefeitura de Joinville libera trânsito na avenida Dr. Albano Schulz a partir deste sábado

Publicada em 15/07/2022 às 09:41
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A partir de sábado (16/7), às 9h30, estará liberada a avenida Dr. Albano Schulz (Beira Rio), no sentido Sul/Norte para o tráfego de veículos. A liberação ocorre após a conclusão da recuperação viária do trecho. O local estava interditado desde o acidente com a laje da galeria do rio Mathias, na abertura do Natal de 2021, em 22 de novembro.

Após a 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville decidir que não haveria necessidade de nova perícia no local, visto que os laudos anteriores eram suficientes, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) trabalha para a realização da obra no local. A equipe técnica das Unidades de Drenagem, Obras e Pavimentação atuaram na demolição da estrutura antiga da galeria, implantaram uma nova galeria e realizaram a recuperação viária da avenida.

Mesmo sendo uma ação complexa, que dependia das condições da maré para o trabalho ser realizado, a liberação da via ocorre antes do previsto.

“A Seinfra estava preparada para execução das obras e dependia apenas da liberação judicial para iniciá-las. Foi possível realizar os trabalhos com rigor técnico e antes do prazo, permitindo a liberação da avenida”, informa o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.

A próxima etapa será a finalização da calçada. Os profissionais continuam trabalhando no local e a calçada está interditada. A previsão é que na próxima semana esse trabalho seja finalizado. A orientação é que os ciclistas e pedestres utilizem para a travessia os espaços adequados, onde há semáforos que oferecem segurança para quem está a pé ou de bicicleta. Há semáforos nos cruzamentos com a rua 9 de março e também na Ponte Azul. Os ciclistas podem passar pela Avenida Hermann August Lepper, em frente a Prefeitura, por exemplo.

Como fica o trânsito

Com a liberação da avenida Dr. Albano Schulz (Beira Rio), no sentido Sul/Norte, algumas modificações no trânsito realizadas durante a interdição permanecerão válidas. O semáforo da rua Aubé com a avenida Hermann August Lepper e a rua 9 de Março ficará a maior parte do tempo aberto. O equipamento fecha apenas quando é acionado por um pedestre. Há uma especificação também para o fechamento quando um ônibus se aproxima para convergir na rua 9 de Março.

Por este motivo, continuará desativado o ponto de ônibus em frente a Prefeitura e ponto em frente a empresa Lepper permanece sendo o local de embarque e desembarque de passageiros. Ainda sobre o transporte coletivo, volta a valer o corredor de ônibus, a partir da Ponte Azul. Ele estava desativado durante o período de interdição.

Também continua sendo permitido convergir à direita após a Ponte Azul e acessar a avenida Dr. Albano Schulz (avenida Beira Rio) para seguir em direção à zona Norte da cidade.

Uma novidade para os motoristas que trafegarem pela avenida Dr. Albano Schulz (Beira Rio), no sentido Sul/Norte, é que será permitido virar à direita na rua 9 de Março, na esquina onde está localizado o “prédio verde”.

Nas primeiras horas da manhã de sábado, uma equipe técnica da prefeitura estará na região. Eles vão remover os obstáculos que interditam a via nas imediações do Mercado Público Municipal que hoje impedem a passagem de veículos. Os agentes de trânsito estarão presentes no local, para dar apoio.

Relembre o caso

22 de novembro de 2021
Acontece o acidente com parte da calçada localizada na lateral da avenida Dr. Albano Schulz e trecho fica interditado para realização de perícias.

10 de dezembro de 2021
Com o objetivo amenizar os impactos causados pela interdição do trecho da avenida Dr. Albano Schulz, o Detrans implementa ações para melhorar o tráfego na avenida Hermann August Lepper .

14 de março de 2022
Prefeitura publica no Diário Oficial o Chamamento Público 001/2022, que especifica os critérios e os procedimentos para ressarcimento de danos materiais e morais para as vítimas da queda da calçada.

10 de junho de 2022
Foram homologados pela Justiça os primeiros processos indenizatórios que beneficiaram 10 vítimas do acidente.

2 de junho
Prefeitura anuncia que prepara cronograma para obra de recuperação, após despacho da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Joinville decidir que não eram necessárias novas perícias ou vistorias no local e consequentemente liberar a obra.

28 de junho de 2022
Prefeitura inicia o trabalho de reconstrução da calçada e recuperação viária da avenida Dr. Albano Schulz.

16 de julho
Dezoito dias após o início da obra, a Prefeitura conclui recuperação viária e libera trânsito na avenida Dr. Albano Schulz.