Prefeitura de Joinville lança plano de combate à dengue

Publicada em 18/12/2023 às 17:11
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Joinville lançou o plano de enfrentamento da dengue na cidade. A iniciativa reúne ações focadas em quatro eixos: prevenção, tecnologia, educação e assistência.

“Nas últimas semanas, os casos de dengue estão acima da média, considerando os três anos anteriores. O fato de não termos passado por um inverno rigoroso impacta no aumento dos focos. Por isso, é fundamental o engajamento de todos os joinvilenses para eliminar os criadouros do mosquito”, destaca o prefeito Adriano Silva.

O plano ‘Joinville Contra a Dengue’ é resultado do trabalho contínuo de acompanhamento, estudo e ações das equipes técnicas da Prefeitura contra a doença.

A aplicação do plano será dividida em duas etapas. Na primeira, são intensificadas as ações de prevenção e tecnologia. Enquanto na segunda, somam-se as iniciativas de educação e assistência.

Primeira etapa: a partir de dezembro de 2023

– Prevenção

Consiste na intensificação das atividades permanentes da Vigilância Ambiental, como visitas domiciliares e eliminação de possíveis focos. O guia 10 Minutos Contra a Dengue é o principal material desde pilar e deve ser adotado por todos os joinvilenses, pois estudos apontam para que a maioria dos criadouros estão em residências.

Para o primeiro bimestre de 2024, estão previstas 6 mil visitas aos pontos do Levantamento Rápido de Índices Aedes aegypti (Liraa); monitoramento de 1,3 mil armadilhas por semana; 1,6 mil ações por mês com inseticidas em pontos estratégicos; fumacê de acordo com critérios técnicos, como condições climáticas favoráveis e regiões com casos confirmados; além de exposições e palestras.

Ainda em fevereiro, está previsto o Dia D Contra a Dengue, um mutirão para eliminação de possíveis focos.

– Tecnologia

O principal ponto deste pilar é a conquista de Joinville em receber o método Wolbachia a partir de uma parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e World Mosquito Program (WMP).

A estratégia consiste na introdução da bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes aegypti. Esta bactéria está presente em 60% dos insetos da natureza e não causa danos aos humanos, mas evita que o mosquito da dengue possa proliferar a doença, além de Chikungunya e Zika.

O método está em uso em 14 países com resultados positivos. Na Austrália, onde foi criado, a redução de casos de dengue foi de 96%. No Brasil, Niterói é um exemplo de sucesso, com queda de 69% nos casos de dengue em dois anos.

“O método Wolbachia é mais uma arma contra a dengue e se soma à iniciativas fundamentais como eliminação de possíveis criadouros. Vale destacar que é uma ação autossustentável a médio prazo, com resultados efetivos esperados para após um ano da implantação”, explica a vice-prefeita Rejane Gambin.

A implantação do método em Joinville começou na última quinta-feira e consiste em: mapeamento do território e instalação de biofábrica, que acontece até maio de 2024; comunicação e engajamento, previsto para ocorrer entre abril e junho; liberação dos mosquitos com a bactéria, chamados de “Wolbitos”, com início previsto para julho; monitoramento no campo; diagnóstico em laboratório; e análise dos dados e epidemiologia.

Segunda etapa: a partir de janeiro de 2024

– Educação

Este pilar ocorre em parceria com a Rede de Ensino, ou seja, unidades municipais, estaduais e privadas, e tem como principal foco fortalecer o projeto Detetives da Dengue e os 10 Minutos Contra a Dengue. A partir de um plano de trabalho, a dengue será inserida como tema transversal em diversas disciplinas e a realização de mutirões e ações de combate serão incentivadas. Por estar diretamente ligado ao início do ano letivo, o pilar será colocado em prática a partir de fevereiro de 2024.

– Assistência

O foco deste pilar é a formatação de um fluxo específico para o atendimento de pessoas com dengue a partir de janeiro. A capacidade de atendimento será ampliada de acordo com a evolução no número de casos. O plano será dividido em níveis, como já ocorre hoje no Plano de Contingência da Defesa Civil.

O documento com o Plano Joinville Contra a Dengue está disponível para consulta no www.joinville.sc.gov.br/dengue. No mesmo site estão também o Painel da Dengue, onde é possível acompanhar a evolução dos casos, materiais de apoio do 10 Minutos Contra a Dengue e as últimas notícias sobre a doença.