Prefeitura de Joinville lança edital para contratação da conclusão da ponte sobre o Rio Cachoeira

Publicada em 07/07/2023 às 15:59
Relacionado a: Secretaria de Administração e Planejamento - SAP, Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Joinville lança o edital para contratação da empresa que será responsável pela conclusão da obra da ponte sobre o Rio Cachoeira. O valor máximo da concorrência é R$12.169.396,12. A data para abertura das propostas é 15 de agosto.

Em 30 de junho de 2022, a Prefeitura entregou a Ordem de Serviço para início da obra da ponte para a Técnica de Engenharia Catarinense Ltda, empresa que venceu o processo licitatório. Após quase oito meses, o contrato foi rescindido. A decisão se deu após ficar comprovado o descumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa.

Desde que a empresa começou os trabalhos, os fiscais da Secretaria de Infraestrutura Urbana acompanharam a execução da obra. No decorrer dos trabalhos, as irregularidades observadas foram devidamente notificadas, incluindo ausência de funcionários na obra, atraso na execução do cronograma e não cumprimento das condicionantes ambientais.

Após a rescisão do contrato, a equipe técnica da Prefeitura de Joinville fez um levantamento detalhado de quais etapas já tinham sido realizadas e quais ainda necessitavam ser feitas. Com base nestas informações, um novo edital de licitação foi preparado para viabilizar a contratação.

Outro fator relevante foi a mudança de legislação para concorrências públicas, já que a primeira contratação foi feita por meio da Lei 8.666/1993 e o presente edital seguiu a Nova Lei de Licitações (14.133/2021).

Mobilidade urbana e navegabilidade

A ponte sobre o Rio Cachoeira faz parte de um conjunto de obras e ações da Prefeitura de Joinville para melhorar a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito, beneficiando a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entorno.

O traçado da ponte vai ligar a rua Plácido Olímpio, na esquina com a Porto Belo, à rua Aubé, próximo do acesso ao Museu Casa Fritz Alt. Serão 118 metros de extensão e 13 metros de largura.

A estrutura contará com duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura. O tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.

Um importante diferencial será o gabarito de navegação, ou seja, o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.

Sobre a ponte

– 118 metros de extensão