Prefeitura de Joinville investe R$ 93 milhões em obras de infraestrutura na Educação

Publicada em 01/08/2023 às 17:51
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta terça-feira (1º), no primeiro dia de aula após o recesso escolar, a Secretaria de Educação inaugurou uma nova quadra coberta poliesportiva na Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no bairro Jardim Paraíso.

A inauguração da quadra coberta é mais uma das obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Joinville na área da educação. Ao todo, estão sendo investidos desde o ano passado R$ 93 milhões na construção de uma nova escola, dois Centros de Educação Infantil (CEIs), quadras cobertas, reformas e ampliações.

A quadra da escola Thereza Mazzolli tem área de 1.237,89 metros quadrados, com arquibancada para 150 pessoas, banheiros para pessoas com deficiência, vestiários feminino e masculino, além de depósitos de material e de horta. O investimento do município foi de R$ 3.247.596,51.

O espaço dará mais conforto e qualidade para os alunos da unidade nas aulas de Educação Física e outras atividades escolares. O evento de inauguração ainda contou com uma partida entre os alunos da escola Thereza Mazzolli Hreisemnou e da Escola de Ensino Básico Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos, campeões do Jeville Futsal masculino de 2023, na categoria de 14 a 16 anos.

“É uma das maiores escolas que temos em número de alunos e era um sonho de décadas ter uma quadra coberta. Conseguimos construir esse ginásio lindo, com arquibancada e salas de apoio. Com certeza, os alunos terão um ambiente muito melhor”, comenta o prefeito Adriano Silva.

Inaugurações e novas unidades

Além da quadra coberta da escola Thereza Mazzolli Hreisemnou, a Secretaria de Educação também inaugurou nesta quarta-feira a nova escola Professora Rosangela Martinowsky Baptista, no bairro Paranaguamirim.

No primeiro semestre, já havia sido entregue a Ordem de Serviço para construção de dois novos CEIs em Joinville. As obras estão em andamento e as unidades localizadas nos bairros Comasa e Vila Cubatão terão capacidade para atender 600 crianças de 0 a 5 anos em cada uma das estruturas.

“Os investimentos em infraestrutura são importantes para proporcionar mais qualidade aos alunos e profissionais, além de ajudar a atender à demanda crescente por vagas nas escolas e CEIs de Joinville”, afirma o secretário de Educação, Diego Calegari.

Construção de quadras cobertas, reformas e ampliações

A Secretaria de Educação também tem atuado para fazer melhorias em escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino. São R$ 16,5 milhões para construção de sete quadras cobertas, em diferentes regiões da cidade.

Em março, a Prefeitura de Joinville já inaugurou a nova quadra coberta da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba. A obra teve investimento de R$ 1,3 milhão em uma estrutura com área de 891 metros quadrados e arquibancada para 134 pessoas, além de área recreativa.

Quatro escolas ainda passam por obras de reforma e ampliação, em um investimento total de R$ 29,5 milhões. São intervenções nas escolas Aluizius Sehnem (Espinheiros), João de Oliveira (Fátima) e Nove de Março (Itinga), e no CEI Lírio do Campo (Fátima).

Outra obra em andamento é o Centro de Inovação da Secretaria de Educação, no Centro de Joinville. São R$ 7,7 milhões para construção do espaço, que será usado para formação e experimentação em tecnologias e práticas inovadoras.

Investimentos em infraestrutura da Educação

– Novas unidades:
EM Rosangela Martinowsky Baptista (Paranaguamirim) – R$ 6.598.001,69
CEI (Vila Cubatão) – R$ 16.425.230,13
CEI (Comasa) – R$ 15.115.820,73
Centro de Inovação (Centro) – R$ 7.702.219,75

– Construção de novas quadras:
EM Thereza Mazzoli (Jardim Paraíso) – R$ 3.247.596,51
EM Anita Garibaldi (Anita Garibaldi) – R$ 2.292.072,70