Prefeitura de Joinville investe R$ 3,1 milhões em nova sede para UBSF Lagoinha

Publicada em 02/05/2023 às 18:28
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, entregou nesta terça-feira (2) a Ordem de Serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde da Família Lagoinha, no bairro Morro do Meio. O investimento, com recursos próprios da Secretaria da Saúde, será de R$ 3.164.611,71.

“Mais uma UBSF com Vila da Saúde sendo lançada. Uma conquista para o bairro Morro do Meio. Essa é uma obra muito esperada porque a comunidade cresceu muito, então com essa obra teremos uma ampliação para atender a população, pois a Unidade hoje fica em um espaço alugado”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A nova UBSF terá área de 598,19m² com espaço para três equipes de saúde da família, dois consultórios odontológicos, além de sala de vacina, triagem, farmácia, procedimentos, curativos, sala de reuniões de grupo, sala das agentes comunitárias de saúde e ambientes de apoio.

Junto com a Unidade, será construída também a Vila da Saúde com espaço coberto para prática de atividades físicas, pista de caminhada e academia externa. Todos esses equipamentos têm o objetivo de promover saúde através do incentivo à prática de atividades físicas e lazer.

“A estratégia de saúde da família trabalha a prevenção. Então é muito importante ter esse espaço onde os profissionais podem fazer trabalho em grupo com a população e a comunidade também usufruir desse espaço para cuidar da sua saúde. Com esta nova unidade, o município estará preparado para atender a demanda crescente da população dessa região”, diz a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt.

A presidente do Conselho Local de Saúde do Morro do Meio, Luciane Veiga, enfatizou o benefício para toda a população. “Para nós da comunidade, do Conselho, essa obra é de extrema importância porque vai ocorrer a melhoria, um atendimento de qualidade e eficiência. Essa conquista é de toda a comunidade, que terá acesso mais fácil para atendimento”, detalha Luciane.

Patrícia Cristina Pereira, comerciante e moradora do Morro do Meio há 15 anos, foi uma das pessoas que acompanhou o processo até a entrega da Ordem de Serviço. “Foram várias reuniões em que a gente explicou as necessidades do bairro, nosso dia a dia com a comunidade. Temos pessoas que não têm como se deslocar, então tendo uma Unidade maior, eles vão conseguir tanto prevenir, quanto tratar a doença”, comenta.

A empresa responsável pela construção é a Sinercon Construtora e Incorporadora, Serviços e Materiais Ltda, vencedora da licitação.