Prefeitura de Joinville investe R$ 12,6 milhões para requalificação da rua Waldemiro José Borges

Publicada em 09/08/2023 às 17:51
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizou a entrega, nesta quarta-feira (9), da Ordem de Serviço para início das obras de requalificação viária da rua Waldemiro José Borges, no bairro Itinga. Além da requalificação asfáltica, serão realizadas drenagem, estruturação do pavimento, capa asfáltica, calçadas, corredor exclusivo de ônibus, além da sinalização viária.

As obras serão realizadas em um trecho de 1,9 quilômetro de extensão, desde a rotatória da rua Ricardo Eccel (eixo de acesso Sul, na avenida Paulo Schroeder), no Profipo, até a rótula da rua Santa Catarina, no Itinga. O investimento é de R$ 12,6 milhões, com recursos de financiamento da Prefeitura de Joinville junto ao Banco do Brasil. A empresa responsável pela execução é a Construtora Fortunato Ltda.

“São mais de 50 milhões de reais investidos aqui na região Sul em requalificação asfáltica e nova pavimentação incluindo ruas como a Copacabana, São Paulo e Santa Catarina e agora a Waldemiro José Borges. É uma grande obra, muito esperada na região e que, com certeza, vai oferecer mais segurança e mobilidade para todos aqui na região Sul”, avalia o prefeito Adriano Silva.

O prefeito lembrou que a equipe tem feito reuniões com moradores no caso de obras estruturantes e difíceis de serem executadas. “Durante uma obra, é difícil, incomoda, gera trânsito. A gente tem feito reuniões de tempos em tempos com a comunidade, explicando o passo a passo, conversando com as pessoas, para que todos possam participar e saber o andar da obra e a mesma coisa vai ser aqui na Waldemiro José Borges”, comenta o prefeito.

A maior parte do trecho que vai receber a requalificação é em paralelepípedo. “É uma obra extremamente importante para o bairro. O paralelepípedo traz alguns problemas para os moradores como o ruído, é liso, quando chove é escorregadio. A gente estava esperando há muito tempo”, ressalta o presidente da Associação de Moradores do Km 7, José Leite.

“A obra integra toda uma urbanização, vamos inserir a própria calçada. Para a questão da mobilidade vai trazer um diferencial grande para pedestres e ciclistas. Além disso, é uma via de ligação para quem vai em direção as praias, para quem vai ao eixo de acesso Sul, é de grande importância para o sistema de mobilidade da nossa cidade”, explica o diretor executivo da Seinfra, Fabiano Lopes de Souza.

Quem comemorou também foi o pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde o evento foi realizado. “Quando as pessoas vêm do eixo Sul encontram esse pedaço de paralelepípedo. Essa obra vai facilitar o acesso dos moradores, a mobilidade para se deslocar ao Centro da cidade, o acesso a toda região”, diz o padre Vagner Simino.