A partir desta segunda-feira (15/12), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), oferece mais uma alternativa para o descarte de móveis volumosos: os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). O serviço foi implantado para complementar a coleta porta a porta, já realizada e que continua em funcionamento.
Com os PEVs, os moradores poderão descartar diretamente nesses compartimentos itens como móveis, sofás, colchões e armários, reduzindo a dependência da solicitação de coleta porta a porta, que tem registrado alta demanda nos últimos anos.
Os dois pontos estão em funcionamento nas Unidades Regionais de Obras Leste (Rua Albano Schmidt, 4932 – Comasa) e Oeste (Rua São Brás, 184 – Vila Nova). As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, com a unidade Leste em horário de funcionamento das 8h às 17h e a Oeste das 7h às 17h.
Nos locais, estão instaladas caçambas para o recebimento dos materiais. Cada local conta com placas informativas contendo orientações sobre quais resíduos podem ser descartados, além de canais para contato em caso de dúvidas ou sugestões.
“A recomendação é a mesma que fazemos para a coleta porta a porta, de levar os itens desmontados sempre que possível. A gente sabe que o colchão e o sofá o usuário não consegue desmontar, mas aqueles que forem possíveis, como armários, os moradores devem levar desmontados”, explica Marília Gasperin dos Santos, diretora da Unidade de Limpeza Urbana.
A implantação dos Pontos de Entrega Voluntária também atende a uma demanda frequente em condomínios, onde não é permitido deixar móveis na calçada, dificultando o descarte adequado.
Joinville registrou aumento nas solicitações de recolhimento de resíduos volumosos
Segundo a Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra, em 2024 foram 47.572 solicitações para a coleta de itens volumosos em Joinville. Já em 2025, até o mês de novembro, o número chegou a 51.073.
“A gente identificou, por meio dos dados, que são mais de 4 mil solicitações de coleta por mês. Então, para dar uma resposta melhor aos usuários, estamos disponibilizando mais uma alternativa de serviço, que vem complementar o porta a porta”, reforça a diretora.
Em levantamento realizado pela concessionária Ambiental, o bairro Aventureiro liderou o número de solicitações de coleta especial em 2024, com mais de 4,4 mil pedidos. Em seguida aparecem os bairros Costa e Silva, com 3,2 mil, e Vila Nova, com 2,8 mil. Bairros como Iririú, Jardim Iririú, Comasa e Boa Vista também passaram de 2 mil solicitações.
Serviço de coleta será realizado pela Ambiental
Todo o serviço de coleta, transporte e destinação final dos itens volumosos continua sendo realizado pela Ambiental, que também faz o registro de dados como data, local e peso dos materiais coletados.
As caçambas instaladas nos Pontos de Entrega Voluntária serão esvaziadas pelo menos uma vez por semana, independentemente de estarem cheias ou não, para garantir a limpeza do local e afastar riscos de mau cheiro ou vandalismo. Além disso, uma coleta extra será acionada quando a caçamba atingir sua capacidade máxima.
Inicialmente, os PEVs receberão apenas resíduos volumosos, que terão como destino final o aterro sanitário de Joinville. Para descartar móveis em qualquer um dos dois locais, o morador pode levar durante o horário de funcionamento da Unidade Regional de Obras Leste ou Oeste.
Caso o morador opte pelo serviço de coleta porta a porta, deve fazer o agendamento com a Ambiental pelo WhatsApp (47) 99963-5900, telefone 0800 000 2675 ou pelo e-mail atendimento@ambiental.sc.